O DOCENTE SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: significações sobre ser professor
O nosso maior objetivo nesta dissertação se constituiu em apreender as significações de professores universitários surdos sobre “ser professor/a universitário”. Como objetivos específicos, tivemos: a) analisar a trajetória pessoal, especialmente as vivências relacionadas ao processo educacional, destes sujeitos; e, b) analisar as exigências para ser professor/a na Educação Superior por eles/as indicadas. Nossa pesquisa orienta-se pela base teórica e metodológica da Psicologia Sócio-histórica (PSH), sobretudo em Vigotski, que, por sua vez, é balizada pelo Materialismo Histórico e Dialético (MHD) de Marx e Engels. Além destas leituras, autores contemporâneos também trouxeram importantes contribuições teóricas a esta dissertação, tais como: Bock (1999), Duarte (2000), Lacerda (2006; 2009; 2014), Aguiar e Ozella (2006; 2013), Bock e Aguiar (2016). O instrumento utilizado para produção dos dados foi a entrevista semiestrurada, captada em vídeo e a técnica de análise foi a criação dos núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013); (AGUIAR; SOARES, MACHADO, 2015). Os dados, ainda em análise, apontam que estes sujeitos se constituíram enquanto professores por inspiração familiar e/ou por necessidades de melhor inserção no mercado de trabalho, respondendo, através desta formação, às políticas de fomento à formação em nível superior de professores de Libras com graduação específica (Letras Libras), pois comentam que não pensavam em ser professores mas que aproveitaram a oportunidade de um vestibular e um curso superior com acessibilidade comunicacional além de uma profissão que prometia ser promissora. Refletimos que entre os professores entrevistados há uma primazia do saber técnico em detrimento dos saberes pedagógicos e que consideram que para ser um professor da educação superior é necessário sempre estar atualizado com seus conhecimentos. Isto mostra que a educação de/para surdos deve ser fortalecida para que estes escolham a docência cientes da escolha que estão fazendo e que sejam professores compromissados com uma educação transformadora.
Professor Surdo; Educação Superior; Psicologia Sócio-histórica.