PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYSE MARA ROMUALDO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEYSE MARA ROMUALDO SOARES
DATA : 30/01/2024
LOCAL: CEDU a distância

Estratégias de avaliação da aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação: formação de professores da rede pública estadual de ensino do Ceará

Avaliação da aprendizagem. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Formação de professores. Rede pública estadual de ensino.

As TDIC transformaram numerosos aspectos da vida em sociedade e fazem emergir novas perspectivas educativas. Tanto as TDIC, de forma geral, quanto os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm provocado algumas mudanças no ato de avaliação da aprendizagem pelos professores, tendo em vista a quantidade de recursos que ele oferece ao professor, por meio de instrumentos avaliativos como atividades, fórum, relatórios de acompanhamento, entre outros. Nesse contexto, surgiu a questão norteadora da pesquisa: Como a formação continuada promove mudança na prática de professores do ensino médio, em particular, no cenário (ou contexto) da avaliação da aprendizagem? O objetivo do estudo é investigar o processo de desenvolvimento da formação continuada “Estratégias de avaliação da aprendizagem com uso das TDIC” ancorada na perspectiva de uso das TDIC na avaliação da aprendizagem, aplicada a professores de diferentes áreas curriculares, que atuam no ensino médio pela Crede 12, observando as possibilidades de mudanças em sua prática pedagógica, nas estratégias de avaliação da aprendizagem. Optou-se pela abordagem qualitativa e o método de pesquisa-formação. A coleta de dados se dá por meio de fontes distintas: a) questionário diagnóstico inicial e questionário de autoavaliação final (online e semiaberto); b) diário de campo; c) análise documental; e d) entrevista. Os dados analisados seguem as categorias de análise: prática pedagógica com uso das TDIC; concepções de avaliação da aprendizagem; avaliação da aprendizagem mediada pelas TDIC; e mudanças na prática avaliativa dos professores a partir da formação continuada apoiada pelas TDIC. Por meio do questionário diagnóstico foi possível verificar que, durante sua formação inicial e continuada, a maioria dos professores não cursaram disciplinas que fossem direcionadas ao uso das TDIC, possibilitando estar integradas à sua prática pedagógica. Em relação às disciplinas relacionadas à avaliação da aprendizagem em sala de aula, 75% dos professores afirmaram que não fizeram parte de sua formação, tanto inicial quanto continuada. Quanto às concepções e formas de avaliação, os professores conhecem os tipos de avaliação mais comuns no cotidiano escolar como provas bimestrais, escritas (objetivas ou subjetivas), trabalhos individuais e em grupos, para verificar o desempenho dos estudantes. Quanto ao conhecimento sobre a integração das TDIC no processo de avaliação da aprendizagem na prática pedagógica, verifica-se que a maioria não utiliza, como também não conseguiram conceber uma possibilidade de usar as TDIC no processo avaliativo em sala de aula. A pesquisa está em desenvolvimento, bem como a formação continuada está em andamento. Pretende-se continuar a coleta de dados pautando-se na observação participante, tendo o diário de campo como instrumento para anotações e relatórios; o questionário de autoavaliação final será aplicado após o término da formação, bem como a análise do plano de aula e entrevista.

Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) ao Programa - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA - UFALExterno(a) à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIOR - UFMA
Externo(a) à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL