PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: EDVA EMANUELLE GOMES DA SILVA

DISCENTE : EDVA EMANUELLE GOMES DA SILVA
DATA : 01/02/2024
LOCAL: Google Meet

IMPLICAÇÕES DOS DISPOSITIVOS DE ACCOUNTABILITY PARA O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MACEIÓ

Accountability educacional; Dispositivos de accountability; Trabalho docente; Educação municipal de Maceió.

A pesquisa teve como objeto de estudo os dispositivos de accountability educacional. O seu objetivo geral foi analisar as implicações dos dispositivos de avaliação, de prestação de contas e de responsabilização para o trabalho docente na educação municipal de Maceió. Os objetivos específicos foram: caracterizar os principais dispositivos de accountability implementados no cotidiano escolar maceioense; discutir as concepções de profissionais entrevistados sobre os dispositivos de accountability materializados nas escolas; e identificar as possíveis mudanças no trabalho docente ocasionadas pelos dispositivos de accountability. A problemática que norteou a pesquisa foi expressa na seguinte questão: quais as implicações dos dispositivos de accountability para o trabalho docente realizado na educação municipal de Maceió? O caminho metodológico desenvolvido na pesquisa foi baseado na revisão de literatura, em pesquisas bibliográfica e documental, na pesquisa de campo em duas escolas municipais de Maceió, que ofertam, respectivamente, turmas de 5º e de 9º ano do ensino fundamental, as quais estão inseridas no contexto da Prova Saeb, e em entrevistas semiestruturadas com uma professora do 5º ano, um professor de Matemática do 9º ano e as coordenadoras pedagógicas que atuam nesses dois anos escolares. Os dados foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin. O método que orientou a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, utilizado a partir da abordagem qualitativa. Os principais resultados identificados foram: a) a utilização de sete dispositivos de avaliação, que concernem ao foco nos descritores do Saeb, à ênfase no ensino de Português e de Matemática, ao planejamento específico para o Ideb, aos simulados e aos aulões, às formações continuadas sobre o Ideb e à recomendação da Semed para a aprovação automática; b) a materialização de dois dispositivos de prestação de contas, correspondentes à divulgação dos resultados do Ideb e ao suporte da Semed para ações de melhoria no Ideb; c) a implementação de três dispositivos de responsabilização, que são a responsabilização, a cobrança por resultados do Ideb e a busca por boas notas no Ideb. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os dispositivos de avaliação, de prestação de contas e de responsabilização são usados pelos professores da rede municipal maceioense, com a finalidade das escolas obterem resultados positivos no Ideb. Em virtude disso, verificou-se que esses dispositivos têm ocasionado implicações para o trabalho docente, como a orientação de práticas baseadas na regulação por resultados, a responsabilização branda dos professores pelos resultados nesse indicador, e os limites à autonomia docente na organização do seu trabalho e em sua atuação profissional.

Externo(a) à Instituição - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS - UFPE
Interno(a) - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Presidente - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/01/2024 18:38