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Banca de DEFESA: ISABEL FERREIRA FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL FERREIRA FREITAS
DATA : 26/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: formação continuada e docência nos Cmeis de Maceió-AL 



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Relações Étnico-raciais. Educação Antirracista. Formação Docente. Barbárie.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O estudo se propõe a pensar a sobre a formação continuada de professoras da educação infantil diante da ideia de luta contra a barbárie através de uma educação antirracista. O objetivo do estudo foi investigar a influência da formação continuada oferecida às professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da 6ª Região Administrativa (RA) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL (Semed) na promoção de um conhecimento crítico sobre as relações étnico-raciais desde a primeira infância, analisando como essa formação impacta não apenas a prática docente, mas também a percepção e atitude das educadoras em relação ao tema em sala de aula. O estudo se concentra no bairro Benedito Bentes, em Maceió-AL, a escolha se deu pela concentração de Cmeis administrados pela Semed em um único bairro, por conta da sua extensão territorial, lá temos o quantitativo de 11 Cmeis, e também pelo infeliz índice de violência contra a população de jovens negros na região, o que indica forte presença da população negra no bairro. Para compor esse estudo elencamos algumas políticas públicas de ações afirmativas voltadas para educação, como a Lei nº 10.639/2003, como referência e direcionamos um questionário on-line para as professoras dos Cmeis com o objetivo de analisar a perspectiva das formações continuadas oferecidas pela Semed e a compreensão do ensino das relações étnico-raciais para crianças. O material foi analisado através da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2002).  A metodologia da pesquisa consiste em um estudo qualitativo (Yin, 2016) com uma abordagem teórico-crítica da sociedade para elaborar a trabalhar a noção de luta contra a barbárie a partir de uma educação antirracista. Por meio da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e da fundamentação teórica deste estudo, que se divide em quatro seções, a saber: Abordando a educação formal para crianças e infâncias (Cavalleiro, 2020; Gondra; Schueller, 2008; Kuhlmann, 1998; 2000); A continuação epistêmica: compreendendo a formação continuada de professores da Educação Infantil (Arroyo, 2014; Gomes, 2005); Trilhando o caminho até uma educação antirracista (Almeida, 2019; Cavalleiro, 2020; Gomes, 2017; hooks, 2017, 2019; Munanga, 2020; Souza, 2021); e, Barbárie e Racismo: dois maus que andam de mãos dadas (Adorno, 2010, 2012; hooks, 2017, 2019; Cavalleiro, 2020), foi organizada uma trilogia categorica para compor a técnica de análise de conteúdo e, por meio dela, inferir sobre as condições de produção dos materiais analisados com relação ao objetivo do trabalho. Nosso estudo identificou que as docentes reconhecem a necessidade de formação sobre o ensino das relações étnico-raciais, porém até o momento da pesquisa elas informaram que nem a Semed e nem os Cmeis haviam ofertado. Outro ponto importante que identificamos através das análises foi o resquício de uma cultura brasileira que ainda vangloria-se da falsa democracia racial no país e que acaba por respingar (chover) na educação. Por fim (ou pelo inicio), apresentamos pistas para se pensar uma formação continuada de professores da educação infantil a partir de uma educação antirracista, pois é válido que temos o fantasma do mito da democracia racial que reforça (e impoe) o racismo ainda ronda a sociedade e que somente a formação inicial não trás subsidios suficientes para as questões raciais que respaldam no dia a dia da sala de aula.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externo(a) ao Programa - 2474291 - JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA - UFALExterno(a) à Instituição - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/01/2024 15:02
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