PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA

DISCENTE : ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

NARRATIVAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: tecendo saberes com a nova arte de contar histórias

Narrativas Digitais. Tecnologias Digitais. Aprendizagem significativa. Educação a Distância

Num mundo de transformações constantes, a educação se redesenha e elenca novas perspectivas de aprendizagem, principalmente diante da evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os aprendizes, constantemente conectados, anseiam por espaços de aprendizagem mais dinâmicos, com recursos e estratégias aliados ao uso de TDIC, que facilitem o processo de aquisição de saberes, em um movimento de mediação docente que desperte um novo perfil de educando, mais ativo, autônomo e crítico. Diante disso, as Narrativas Digitais (ND) podem ser implementadas nos espaços educativos como propulsoras de uma aprendizagem significativa, principalmente no que concerne aos cursos de formação docente (inicial ou continuada), uma vez que o ato de narrar expressa a construção da realidade e da identidade dos sujeitos apresentando sua leitura de mundo e auxiliando o docente a perceber em que deve intervir para melhor construção de saberes que ali vai se tecendo. Os percursos metodológicos desse estudo seguem uma abordagem qualitativa, conduzida pela pesquisa-ação, e que objetiva analisar a aplicação de ND em uma disciplina relacionada às tecnologias digitais num curso de formação inicial docente, desenvolvendo contextos de aprendizagem com inserção das ND nas orientações pedagógicas e por meio da observação das interações, relatos de experiências e das produções de narrativas, analisando sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, seja para discentes ou docentes, tendo relevância para a compreensão de como atender às novas perspectivas de ensinagem na dialogicidade entre sujeitos, metodologias inovadoras e tecnologias digitais.

Presidente - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - MARIA ELIZABETH BIANCONCINI TRINDADE MORATO P DE ALMEIDA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 04/01/2024 06:27