PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 05/02/2024
LOCAL: CEDU/UFAL

PRÁXIS E ENSINO DE FILOSOFIA: A DIMENSÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL LATINO-AMERICANA

Práxis, Razão, Colonização, Crítico-Social, Docência

O presente estudo tem a intenção de investigar e compreender a confrontação histórica que denuncia as contradições que a invasão do ego-europeu provocou a américa latina. Sobretudo, os vestígios de domínio de uma razão instrumental que orquestrou estrategicamente a formação escolar e o modo de viver do sujeito latino-americano. Considerando a face de uma modernidade que expandiu e encobriu o Outro, aqui, pensando e dizendo a partir do chão da américa latina, colonização é sinônimo de morte desse Outro não-europeu. O Outro em sua liberdade, cultura e vida! Posto isso, o cenário de injustiça social nesta região nos revela que o processo de colonização deixou marcas profundas que circundam a escola e atualiza o passado que insiste em preservar a conjuntura de domínio. É preciso destacar que a pobreza, exclusão e marginalização são resquícios cotidianos de uma razão dominadora que desembarcou e se expandiu brutalmente nestas terras. Partindo do pressuposto de que a dimensão social é perspectiva educacional indispensável de conscientização no âmbito escolar, nosso problema se concentra em: Como a práxis docente pode intervir neste contexto de padronização e domínio da razão mecanizada que desconsidera a experiência do “Outro” como ponto de partida pedagógica? Compreendemos que a práxis docente é via importantíssima neste fazer escolar. Neste sentido, nosso objeto de pesquisa se concentra sobre atividade docente de professores e professoras inseridos na escola pública. Por isso, nossa intenção é investigar, compreender e explicar se acontece, e como acontece a dimensão social no horizonte da prática docente. Para isso, a metodologia que adotaremos neste estudo resulta de uma abordagem qualitativa que se expressa em uma pesquisa bibliográfica de modo teórica e investigativa. Neste aprofundamento investigativo, visualizaremos no itinerário do Ensino de Filosofia o exercício da práxis, a qual a pedagogia libertadora será conceito presente no horizonte de uma perspectiva educativa compromissada com o desenvolvimento crítico-social. Ademais, nos guiaremos, principalmente, por referenciais teóricos que se apresentam nas obras do filósofo argentino Enrique Dussel, além do acervo literário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.

Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO - UFPE