PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: TAMARA BELMIRA DA SYLVEIRA GUIMARÃES SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMARA BELMIRA DA SYLVEIRA GUIMARÃES SOARES
DATA : 31/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO ONLINE EMERGENCIAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Ensino da Matemática. Ensino Online Emergencial. Estratégias Didáticas. Formação de Professores.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

A pandemia da Covid-19 afetou a todos os setores da sociedade em diferentes países, independentemente de suas riquezas ou regime político. Na educação, em virtude do isolamento social e fechamento das unidades escolares por tempo indeterminado, foi delegado às famílias a função de mediar o conhecimento para seus filhos em parceria com uma escola bem distante do que concebíamos até então. Já os professores, tiveram que revisitar suas práticas pedagógicas, “reaprendendo a ensinar”, motivados sobretudo pelos objetivos de alcançar,  engajar e manter o maior número possível de alunos em suas aulas online. O estudo visa responder a seguinte problemática: quais estratégias didáticas mediadas pelas TDIC foram usadas pelos professores no EOE em aulas de Matemática para turmas do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação de Alagoas? E quais fatores contribuíram para o desenvolvimento dessas estratégias? A investigação tem como lócus unidades escolares da
Rede Pública Estadual de Alagoas, cujo o trabalho ocorreu de acordo com o Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP), determinado na Portaria /SEDUC no 4.904/2020 que normatizou as atividades pedagógicas da rede ao longo do período de isolamento social. A pesquisa revela como as TDIC foram utilizadas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem para alunos que estavam prestes a sair da Educação Básica, e enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e/ou o mercado de trabalho, sendo
necessário o domínio de habilidades que os permitam lograr êxito em suas escolhas – sejam elas acadêmicas e/ou profissionais. Os resultados trazem estratégias pedagógicas inovadoras e eficazes para um contexto do ensino online e/ou híbrido. Quando o professor melhora sua forma de ensinar, também concorre para a melhoria do aprendizado do aluno, aumentando as expectativas e perspectivas de desenvolvimento humano. Cidadãos competentes são capazes de intervir na realidade a qual estão inseridos, o que a médio e a longo prazo impacta nos setores social e econômico do estado e até mesmo do país. Os resultados poderão ser referenciais para
futuras pesquisas sobre estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, aprimoradas ou banidas em um contexto de ensino online mesmo após a pandemia do coronavírus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - MARIA DEUSA FERREIRA DA SILVA - UESB
Notícia cadastrada em: 09/01/2024 14:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 20:24