PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISIS NALBA ALBUQUERQUE CARDOSO



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ISIS NALBA ALBUQUERQUE CARDOSO
DATA: 06/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO
PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES


RESUMO:

Mediante as demandas de uma sociedade que conjectura a presença das Tecnologias
Digitais (TD) em suas práticas sociais, incluindo nesta perspectiva o contexto educativo, a
escola, de forma ampla, vem buscando considerar a possibilidade de integrar as TD em seus
espaços educativos e, assim, adaptar-se a essa atual realidade. Entendendo a escola como
um espaço de formação de cidadãos e profissionais, nota-se a necessidade de adequação das
práticas pedagógicas, porquanto a escola precisa preparar sujeitos para viver e atuar na
sociedade. Por esse motivo, é imprescindível debruçar-se acerca de fenômenos que
abordam a temática da presença das TD em espaços educativos e a educação híbrida é um
deles, tendo em vista que ela pressupõe a mescla entre presencial e online. Nesta
conjuntura, outro ponto a ser observado é o papel do professor enquanto mediador, uma vez
que trabalhar com TD na sala de aula tende a estabelecer um paralelo entre o conteúdo e a
realidade de vida dos alunos, oportunizando um cenário de aprendizagem significativa.
Dado este contexto, nesta pesquisa, analisamos o processo de mediação pedagógica na
prática da educação híbrida em uma sala de aula do ensino básico utilizando o método
rotação por estações. Partimos do seguinte questionamento: como ocorre a mediação
pedagógica na prática da educação híbrida, na disciplina de matemática, em uma sala de
aula presencial do ensino básico utilizando o método rotação por estações? Na tentativa de
responder a esse questionamento, elencamos a seguinte hipótese: para que a sala de aula
híbrida evidencie o aluno como protagonista de seu conhecimento, o professor exerce papel
primordial, ele é o mediador e colabora para a construção de um conhecimento significativo
para o aluno. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi analisar o processo de
mediação pedagógica inserido em um contexto de prática da educação híbrida. Os objetivos
específicos foram: identificar como as aulas são planejadas no contexto da sala de aula
híbrida; examinar o Projeto Político Pedagógico da escola com o intuito de verificar se já
existe uma inserção das TD em seu no currículo e investigar como ocorre a mediação
pedagógica mediante a utilização das TD na sala de aula presencial. O lócus da pesquisa foi
uma escola de educação básica, situada no município de Maceió. A abordagem
metodológica que conduziu este estudo encontra-se no amplo escopo da pesquisa
qualitativa, de caráter descritivo e, devido à característica da pesquisa, optamos pelo
método estudo de caso, pois se trata de um estudo intensivo de um caso singular, no qual
averiguamos um fenômeno contemporâneo sob a perspectiva de um sujeito. Os
instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada com o professor e a
observação dos planos de aula, elaborados pelo professor, e do Projeto Político Pedagógico
da escola. Para averiguar os dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo.
A análise dos dados evidenciou a importância do papel do professor enquanto mediador na
prática da educação híbrida no que tange à promoção da interação, da autonomia e,
consequentemente, da construção do conhecimento pelo aluno.


PALAVRAS-CHAVE:

 

 

Educação híbrida. Mediação pedagógica. Método rotação por estações.
Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/09/2020 15:28
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