PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYSE MARA ROMUALDO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DEYSE MARA ROMUALDO SOARES
DATA: 04/11/2020
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS COM TDIC NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Com a ubiquidade das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e seu impacto na sociedade contemporânea surgiram novos cenários educacionais, sendo um deles: a aprendizagem linguística, gerando mudanças e exigindo dos professores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias para o potencial uso dessas ferramentas. Os letramentos que se tornaram em multiletramentos, apontando a  multiplicidade semiótica de constituição dos textos e a multiplicidade cultural das populações. Nesse contexto, surgiu a seguinte pergunta norteadora: como ocorrem as práticas de multiletramentos com TDIC nos cursos de licenciatura em Letras/Português, acerca de como as TDIC devem ser inseridas no desenvolvimento de habilidades na disciplina de Língua Portuguesa?Objetivamos investigar como ocorrem as práticas de multiletramentos digitais por professores formadores, a cerca de como as TDIC devem ser inseridas no desenvolvimento de habilidades na disciplina de Língua Portuguesa, no curso de Licenciatura em Letras/Português da UFAL.A pesquisa de abordagem qualitativa, conta como metodologia o estudo de caso (YIN, 2010)por investigar e compreender um fenômeno contemporâneo, considerando-se o contexto real dos professores do curso de Licenciatura em Letras/Português da UFAL sobre as práticas de multiletramentos com uso das TDIC na formação de licenciandos(as),realizando-a por meio de coleta de evidências de fontes distintas.A coleta de dados contou com: a) análise documental do PPC de Letras/Português da UFAL; b) aplicação de questionário online semiaberto; c) observação das aulas de alguns professores investigados; e d) entrevista semiestruturada aplicada aos professores selecionados de acordo com os critérios estabelecidos. A análise de dados faz uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2016)para a organização, sistematização e categorização dos dados coletadosna análise documental, o questionário online semiaberto e na entrevista. Pretende-se aplicar, ainda, a triangulação de dados (STAKE, 2010) nessas diferentes fontes. As categorias de análise se constituíram em: cultura digital; utilização de TDIC; e multiletramentos. O PPC ainda não considera o contexto da cultura digitalna formação dos estudantes;as disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas ao uso das TDIC e multiletramentos, no entanto, nessas disciplinas ainda carece de informações e bibliografias nas ementas que relacionem esses aspectos. Quanto aos docentes do curso de Letras/Português, a grande maioria não teve formação inicial e/ou continuada com TDIC; e mostraram, até o momento de análise, que elas não estão integradas em sua prática docente.Em tempos de BNCCa pesquisa se torna importante para maiores discussões a respeito de como os professores de Língua Portuguesa estão sendo formados para poderem atuar na educação básica, na cultura digital, e atenderem ao que o documento prevê na formação dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE:

Multiletramentos. Tecnologias digitais. Licenciatura. Língua Portuguesa

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - ROXANE HELENA RODRIGUES ROJO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 29/09/2020 16:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 00:54