PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ROSANE BATISTA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANE BATISTA DE SOUZA
DATA : 06/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

Formação de Professores do Estado de Alagoas a Luz da Complexidade: compreendendo as necessidades formativas de acessibildades no espaço escolar

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Acessibilidade; dimensões de acessibilidade; Complexidade.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Considerando o trabalho realizado pelo professor de educação especial dentro da sala de recursos multifuncionais (SRM) e seu papel na mediação do acesso ao currículo pelos estudantes público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE), levantamos o seguinte problema de pesquisa: Quais são as necessidades formativas percebidas pelos professores de educação especial da rede estadual de educação de Alagoas e em que medida eles estão familiarizados e aplicam as dimensões de acessibilidade em sua prática profissional? O professor de educação especial abordado nesta pesquisa, está localizá-lo dentro da estrutura organizacional do estado de Alagoas com a Lei n° 6.196 de 2000, Estatuto do Magistério Público de Alagoas. Para tal, esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, buscará investigar as necessidades formativas de professores de educação especial do estado de Alagoas numa perspectiva complexa. Objetivo geral é compreender as necessidades formativas dos professores de educação especial do estado de Alagoas sob a perspectiva da complexidade. Objetivos específicos são: compreender em que extensão os professores de educação especial estão familiarizados com as dimensões de acessibilidade e as incorporam em suas atividades pedagógicas diárias; entender quais são os desafios percebidos pelos professores de educação especial ao implementar práticas que abrangem as dimensões de acessibilidade; verificar diferenças significativas nas percepções e práticas relacionadas à acessibilidade entre os professores de educação especial com diferentes níveis de experiência . A análise de conteúdo, realizar-se à luz de Bardin (1977). Buscamos identificar a compreensão dos professores de educação especial sobre as dimensões de acessibilidade na sua prática profissional, bem como, as demandas relacionadas às necessidades formativas de professores de educação especial do estado de Alagoas sob a perspectiva da complexidade, por meio da aplicação de um questionário. Destacamos a epistemologia da complexidade como uma abordagem teórica que norteará as nossas pesquisas devido a sua relevância para as novas formas de se fazer a educação dentro da sociedade atual. Nesse sentido, destacamos as concepções que foram apresentadas nas obras do filósofo francês Edgar Morin nas obras Os sete saberes necessários à educação do futuro (2000), A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento (2003) e a obra Educar na era planetária o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana escrito em parceria com Emilio-Roger Ciurana e Raúl Domingo Motta (2003). Os resultados alcançados dizem respeito a falta de um programa de formação continuada específico para professores de educação especial, a existência barreiras pedagógicas, existência de barreiras atitudinais por parte de professores comuns, salas de recursos multifuncionais funcionando de forma improvisadas e a falta de recursos de acessibilidades nas escolas estaduais


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Notícia cadastrada em: 12/01/2024 16:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 01:49