PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO POVO KOIUPANKÁ – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA INDÍGENA ANCELMO BISPO DE SOUZA
Esta pesquisa trouxe para o seio da discussão acadêmica a Educação Escolar Indígena (EEI). Justifica-se entre outros aspectos porque faz-se necessário pesquisar e tratar desta temática como forma de dar voz aos povos indígenas, além de discutir sobre deveres do estado em criar e efetivar políticas públicas educacionais que respeitem os direitos dos povos. O objetivo central da pesquisa foi descrever os processos políticos e históricos que caracterizam a Educação Escolar Indígena do povo Koiupanká, Inhapi - AL abordando seus aspectos teóricos e práticos, a partir da experiência construída e compartilhada na Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza a partir da seguinte problemática: O que é a Educação Escolar Indígena? Como as políticas para a EEI se efetivam no povo Koiupanká? E como são compreendidas por esse povo fora do espaço escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa. O método etnográfico, com observação participante, realização de entrevistas semiestruturadas e depoimentos de indígenas Koiupanká. Os dados obtidos foram submetidos ao processo de análise do conteúdo.
Povos Indígenas
Educação Escolar Indígena
Políticas Públicas