PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ANY CRISTINA FELIX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANY CRISTINA FELIX
DATA : 20/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

 

ANÁLISE DA VARIAÇÃO LEXICAL EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RIACHO DOCE - MACEIÓ/AL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental; Ensino do léxico; Variação lexical.

 

 


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar casos de variação lexical na fala e na escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/AL.  A pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa, com consideração de aspectos quantitativos e cunho etnográfico com observações, desenvolvimento de atividades e entrevistas. A base teórica é fundamentada na Sociolinguística Variacionista, cunhada por William Labov, e na Sociolinguística Educacional, marcada pelos trabalhos da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo. Para situar o estado do conhecimento sobre a variação lexical e ensino foi realizado um mapeamento de estudos relacionados ao tema em uma base digital de teses e dissertações e no repositório institucional da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Em seguida, foram estruturados os aspectos sociolinguísticos, os aspectos metodológicos, as análises dos dados coletados em campo por meio de quadros/tabelas e a sistematização sobre as aproximações e os distanciamentos identificados entre o léxico das crianças nas vivências escolares e dos moradores entrevistados no seio da comunidade. Os resultados desta pesquisa evidenciam que na fala e na escrita dos estudantes existem diferentes casos de variação lexical que coexistem com maior ou menor frequência de uso, bem como que os alunos dominam as variantes coexistentes utilizando-as de acordo com os diferentes contextos de forma consciente para com suas escolhas linguísticas adequadas a diversas situações. As análises também evidenciam que para além da realização dessa forma de variação nas falas e nos registros escritos dos estudantes também ocorre variação em outros níveis concomitante ao lexical. Nesse sentido, os resultados demonstram que as escolhas lexicais das crianças no âmbito escolar são influenciadas por fatores sociais, históricos e culturais por meio do contato linguístico vivenciado no bairro que é repassado de geração em geração. Apontam ainda que essas escolhas lexicais também são influenciadas por fatores tecnológicos e pela internet, no sentido do aceleramento e avanço da tecnologia digital, da facilitação de acesso a aparelhos eletrônicos, a aplicativos, plataformas digitais e jogos on-line. Em suma, para além dos fatores socio, históricos e culturais constatamos que a internet exerce um papel de destaque na influência da variação lexical nos falares dos alunos devido a sua expansão nas formas de comunicação em tempo real, produção/compartilhamento de diversos conteúdos e facilitação para a disseminação e coexistência de variantes lexicais e/em diversas situações comunicativas e de produções de sentidos.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Interno(a) - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externo(a) à Instituição - JOSE HERBERT NEVES FLORÊNCIO
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 10:46
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 18:01