PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 19/11/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/adriana-31

Práticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização

Na tentativa de problematizar o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar, o presente trabalho tem como proposta uma intervenção a partir do modelo de rotação por estações, tendo em vista a necessidade de aproximar os alunos de situações reais de uso da leitura e da escrita, que são perpassadas pela presença das tecnologias digitais. A pesquisa trata-se de uma investigação qualitativa (SAMPIERI, COLLADO e LÚCIO, 2013) no viés de uma pesquisa-intervenção (ROCHA; AGUIAR, 2003). A intervenção realizou-se com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo-se mediante três etapas: a) sessão de conversa com a professora e a diretora da escola; b) observações das práticas de leitura da professora; c) intervenção com a turma a partir do modelo de estações rotacionais. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as práticas de leitura de textos multimodais na perspectiva dos multiletramentos no ciclo de alfabetização em estações rotacionais. Nesse contexto, elenca-se a seguinte problemática: Quais conhecimentos linguísticos em textos multimodais os alunos do ciclo de alfabetização na perspectiva dos multiletramentos mobilizam durante as práticas de leitura em estações rotacionais? Nos resultados da pesquisa destacaram que: a) o modelo de rotação por estações permite que os alunos convivam com/vivenciem uma variedade de textos multimodais em um curto espaço de tempo, o que faz com que os alunos sejam apresentados para uma quantidade maior de gêneros durantes as aulas; b) a perspectiva dos multiletramentos mostrou-se relevante principalmente no que diz respeito aos conhecimentos prévios dos alunos e aos usos das tecnologias; c) os conhecimentos linguísticos nas práticas de leitura de textos impressos e/ou digitais foram mobilizados a partir do reconhecimento de signos semióticos (imagens, sons, letras em movimentos) e também da habilidade de leitura de textos impressos multimodais; d) a interatividade com o computador e o celular promoveu maior engajamento dos alunos durante as estações correspondentes; e) nas estações rotacionais os grupos apresentaram maior cooperação do que colaboração.

PALAVRAS-CHAVE:

Práticas de leitura. Multiletramentos. Rotação por estações. Multimodalidade.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS