Análise das estratégias avaliativas no período da pandêmico da Covid-19 aplicado pelos docentes formadores no Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino superior (Proford) apoiada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Estratégia de avaliação da aprendizagem. Ensino remoto emergencial.
Formação de professores. Pandemia da Covid-19
Esta pesquisa analisou as estratégias avaliativas, apoiadas pelas tecnologias digitais da informação e Comunicação (TDIC), utilizadas pelos docentes formadores (DF) no período pandêmico, da Covid-19. A formação continuada é compreendida como um direito profissional dos professores, devendo ser garantida pelo Estado de acordo com a LDBEN de 1996. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) as iniciativas da formação continuada para docentes, são de responsabilidade do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) ao público da própria instituição. A questão que norteou esse estudo foi: De que modo os DF utilizaram estratégias avaliativas mediadoras (formativas) apoiadas pelas Tecnologias digitais da informação e Comunicação (TDIC) durante os cursos do Proford frente à pandemia da Covid-19? Defende-se a tese de que as estratégias utilizadas e os tipos de avaliação estão representados na formação continuada do Proford, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a mudança esperada será que os DF explorem estratégias avaliativas, em particular a avaliação formativa, nos recursos didáticos utilizando as tecnologias contemporâneas e que a avaliação que estará presente será a formativa. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar as estratégias avaliativas apoiadas pelas TDIC nos cursos ofertados pelo Proford no período pandêmico. Tem como objetivos específicos: a) delinear as estratégias avaliativas traçadas para os cursos do Proford apoiados pelas TDIC no contexto ERE no período pandêmico; b) analisar as evidências das estratégias avaliativas na formação continuada durante a pandemia da covid-19; c) apresentar os aspectos que contribuíram para o processo de avaliação nos cursos destinados à formação continuada de professores no formato ERE. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental e exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa o Proford/Ufal e como sujeitos participantes da pesquisa DF que ministraram os cursos ofertados aos professores da instituição durante o período pandêmico. Quanto ao procedimento de coleta de dados foi utilizado como instrumentos os planos de curso de curso disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle); e a entrevista semiestruturada e para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, seguindo a orientações de Bardin (2011). Para a realização, entramos em contato com o Proford que, forneceu os contatos dos professores que ministraram cursos voltados à avaliação apoiada pelas TDIC. O resultado da pesquisa mostrou, notadamente, uma tendência pela avaliação formativa e as estratégias apoiadas pelas TDIC sugeridas pelos DF foram o AVA, Fórum de discussão, Portfólio, gamificação, etc. O estudo evidencia para uma mudança na prática pedagógica e de incorporação das TDIC disponíveis, na tentativa de promover novas estratégias avaliativas e novas formas de ensinar, aprender e avaliar. Isso comprova que os cursos do Proford colaboraram significativamente, durante a pandemia, com cursos voltados para avaliação apoiados pelas TDIC, tendo a convicção de que esses cursos formativos focados nas TDIC para docentes devem ser ofertados com regularidade.