PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO SANTOS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO SANTOS MELO
DATA : 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU/UFAL
TÍTULO:

A TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNETH E SUAS IMPLICAÇÕES

PARA FILOSOFIA E SEU ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Axel Honneth; Reconhecimento; Teoria social crítica; Educação e autorrealização;


PÁGINAS: 184
RESUMO:

Pensar a relação entre Filosofia e Educação nos remete à própria tradição da filosofia enquanto atitude contemplativa e crítico-formadora da realidade ético – política. A proposta de uma discussão teórico-metodológica sobre o seu fazer se impõe pela necessidade de consolidarmos a importância do seu ensino ultrapassando as fronteiras de uma imposição de conteúdos pré-estabelecidos provenientes da prática curricular com o ensino da Filosofia e ressignificando, pelo exercício do diálogo e pelas práxis da conversação argumentativa, a construção de habilidades e competências para o ensino e aprendizagem do filosofar na educação básica. O estudo desta tese de doutoramento é de abordagem qualitativa, pois detém-se a analisar 10 teses do PROFFILO-UFPE – Ensino em Filosofia – com profundidade. Afinal, para além de quantificar a produção disseminada, objetiva identificar os tipos de produções e as temáticas estudadas. No que concerne ao tipo de estudo metodológico, trata-se de um Estado da Arte por possuir um viés investigativo de caráter bibliográfico que mapeia as produções científicas consoantes a determinada área para responder como se encontra o conhecimento em um determinado momento. Partindo de um problema central que é o de buscar responder qual é a natureza do ensino de filosofia no Ensino Médio e as possibilidades de seu diálogo com a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Axel Honneth (1949), é o representante mais influente da terceira geração da Escola de Frankfurt, retomando o jovem Hegel do período de Jena (1801-1806) e confrontando-o empiricamente com a psicologia social de Mead, elabora sua teoria social crítica tendo como núcleo central o conflito. A luta por reconhecimento torna-se a gramática moral dos conflitos sociais, ou seja, esta luta passa a ser entendida como um ato ético. Com isso, Honneth quer formular uma teoria social crítica com foco normativo que parte de um conceito de luta motivada por sentimentos morais de injustiça. A compreensão das teses de Honneth torna possível a percepção de um profundo vínculo entre conflito e formação. Em linhas gerais, pode-se perceber a argumentação de que a formação das identidades subjetivas individuais pressupõe o reconhecimento recíproco entre sujeitos e que o desrespeito provoca deformações. Segundo o autor, existem três formas de reconhecimento que se distinguem pelo grau de autonomia que o sujeito possui, mas também três formas de desrespeito. Quando Honneth aborda os conceitos de socialização e auto realização, também é possível perceber um vínculo profundo com o tema formação. Neste caso, a socialização ou interação do sujeito ocorre a partir de processos conflitivos motivados pela quebra de expectativas normativas socialmente estabelecidas. Dialogar com a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth é uma tarefa ainda pouco explorada ao campo da educação, porém, com esta tese buscaremos trazer o autor e suas esferas de conhecimento como uma boa prática a educação. Esta tese provou que já se existe um bom emprego das ideias de Axel Honneth na educação e para isso, foi muito importante partir de uma busca textual das vivências nas Intervenções de Práticas Educacionais trazidas em dissertações de Mestrado do PROFFILO-UFPE. Palavras-chave: Axel Honneth; Reconh


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) ao Programa - 2474291 - JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA - UFALExterno(a) à Instituição - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/02/2024 10:23
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