O LUGAR DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: um estudo de caso acerca do Referencial Curricular do estado de Alagoas.
Referencial Curricular de Alagoas. Recontextualização Curricular; Ensino de Filosofia.
Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Curso de Doutorado em Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Tem como objetivo principal realizar um estudo de caso buscando compreender o discurso pedagógico atribuído à disciplina de Filosofia no processo de recontextualização do Referencial de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no estado de Alagoas. Buscou-se compreender esse lugar ocupado pela Filosofia através dos processos de recontextualização do ReCAL, da análise do discurso pedagógico atribuído ao texto de Filosofia no ReCAL. Realizada a partir de uma abordagem qualitativa com base em análise de documentos, da observação participante e da realização de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa se desenhou a partir da metodologia do estudo de caso na busca da compreensão dos discursos que compuseram os discursos pedagógico acerca da Filosofia. A análise da materialidade discursiva constatou que o discurso pedagógico é composto pelos discursos: regulador geral, que orienta-se pelo alinhamento à BNCC, formatando o documento a partir da concepção de competências e habilidades; pelo discurso instrucional geral, o qual orientou-se a partir da definição de saberes e práticas imanentes a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e pelo discurso instrucional específico que configura-se como um discurso insurgente em defesa de um ensino de Filosofia considerando elementos para uma didática filosófica.