METODOLOGIAS ATIVAS COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE DIREITO DE ALAGOAS
Esta pesquisa buscou compreender as contribuições que as metodologias ativas trazem para o estudante de Direito durante o processo de formação e de que modosão aplicadas nesse curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Direito apontam exigências para as instituições de ensino superior (IES) traçarem o novo perfil do egresso, preocupando-setanto com a formação docente quanto com as competências e como esse profissional precisa se preparar e adequar suas aulas sob a perspectiva das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Além disso, foram elencados tipos de metodologias ativas com TIC como estratégias didáticas no ensino superior, buscando identificá-las nos cursos de Direito de Alagoas e de que maneira os professores estão sendo capacitados para utilizá-las em sala de aula. Para isso, contamos com uma abordagem qualitativa, com estudo de caso e pesquisa documental, através da análise dos Projetos Pedagógicos de quatro cursos de Direito de Alagoas, normas como as DCN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996) e as Propostas para o Aprimoramento do Marco Regulatório do Ensino Jurídicoque demonstram a importância das TIC durante o processo de formação dos graduandos. Nesse sentido, houve aplicação de questionários com os professores e entrevistas com os coordenadores dos cursos selecionados. Os dados analisados serviram para esclarecer as possíveis contribuições que o estudante de Direito pode e precisa ter a partir da utilização das metodologias ativas pelo professor, gerando nesse estudante uma maior autonomia para torná-lo um profissional capaz de resolver problemas que a sociedade de hoje exige, com senso crítico e de forma mais reflexiva.
Ensino Jurídico; Formação Docente; Metodologias Ativas; TIC; Práticas Pedagógicas.