SENTIDOS DE VIDA E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE ACORDO COM A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM INTEGRADORA E INOVADORA
Prática de Aprendizagem Integradora e Inovadora.(PAII); Complexidade; Interdisciplinaridade; Aprendizagem ao longo da vida
A presente pesquisa problematiza a concepção de aprendizagem na medida em que busca abordar a seguinte problemática: qual a relação entre a elaboração de sentidos da vida e o processo de aprendizagem ao longo da vida, e suas múltiplas relações em âmbitos individuais e coletivos a partir da história de vida de uma educadora, especificamente no seu processo de envelhecimento, adoecimento e morte? Utiliza-se como referencial teórico e epistemológico o pensamento complexo, de Edgar Morin, em diálogo com a noção de transdisciplinaridade. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e tem como objetivo compreender a relação entre sentidos de vida e aprendizagem, a partir da elaboração de um percurso biográfico, dentro dos parâmetros de uma prática de aprendizagem integradora e inovadora (PAII). A metodologia está elaborada dentro dos referenciais do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade. Toma-se como técnicas produção autobiográfica, dialogada com a prática da autoetnografia. Os resultados do estudo demonstram que os sentidos de vida se apresentaram como multiplicidade que convergem e divergem na construção da sua história de vida. A ação performativa diante da multiplicidade de sentidos de vida, em diversos momentos e ciclos existenciais, permite com que o ser humano se torne mais autor da sua própria história. A efetivação dos sentidos de vida, como ação existencial, desdobra-se em aprendizagem, caracterizada como um processo contínuo ao longo da vida, que implica na criação de si e do mundo que lhe diz respeito.