PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS
DATA: 03/12/2020
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

BLENDED LEARNING NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: novas conexões à profissionalização e à prática docente

Esta tese versa sobre achados teórico-metodológicos relacionados à formação continuada de professores na perspectiva do blended learning, tomando-se por base a experiência de 24 (vinte e quatro) professores de diversas áreas acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que vivenciaram como cursistas o percurso formativo intitulado Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA) promovido pelo Programa de formação continuada em docência do ensino superior (Proford), em 2018. O TDMA, de tendência contemporânea, emerge na Ufal num cenário de inquietação pedagógica por estratégias didáticas que revitalizem o ensino, potencializando a aprendizagem na sala de aula universitária.  Nesse contexto, investiga-se as contribuições didático-pedagógicas do blended learning à formação e à prática docente universitária dos cursistas egressos do TDMA. De um lado, discute-se as potencialidades do curso ante às conexões didático-pedagógicas do blended learning priorizadas durante o percurso formativo; do outro, evidencia-se como essas interconexões estão imbricadas na prática docente dos professores egressos da formação. Metodologicamente, alicerça-se na pesquisa qualitativa multirreferencial (ARDOINO, 1998) delineada pela pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Faz-se uma análise triangulada dos dados produzidos a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, do questionário autobiográfico online, de entrevistas narrativas e do diário formativo do pesquisador. Tece-se discussões teóricas sobre docência na educação superior e formação continuada de professores (MASETTO, 2012a; PIMENTA; ANASTASIOU, 2010; SILVA; CUNHA, 2018; DIAS, 2010) e blended learning como estratégia inovadora de ensino e aprendizagem (HORN; STAKER, 2015; BACICH et al, 2015; VALENTE, 2014) – e, nesta mescla, inclui-se o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) voltado para o aprendizado ativo (SIEMENS, 2012; FILATRO; CAVALCANTE, 2018). A pesquisa-formação em si assume três referências epistemológicas: a) faz-se uma interlocução referencial correlacionando narrativa acadêmico-profissional da pesquisadora com o objeto/objetivo de sua pesquisa situando este como elemento particular de sua vivência e experiência com a formação continuada de professores na Ufal, à guisa de introdução; b) analisa-se dados produzidos no AVA do curso TDMA retroalimentados durante a formação pela ação dos cursistas e, durante a investigação, pela pesquisadora, à luz dos fundamentos teóricos que os respaldam; e c) analisa-se dados produzidos e ressignificados durante a entrevista narrativa pelos egressos cuja síntese evidenciou como os novos saberes/fazeres estão implicados na aula universitária desses professores, desde à mudança de concepção à transformação da prática pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE:

Docência universitária, Profissionalização continuada, Blended learning, Metodologias ativas, TDIC, Prática docente universitária.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO