O CONTROLE DO ESTADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
UMA ANÁLISE SOBRE AS DIRETRIZES APROVADAS EM 2019
A presente pesquisa investiga quais as ações predominam no Estado para adequar a política de formação inicial de professores as demandas de mercado. Com o objetivo de identificar quais orientações ou dinâmicas de formação predominam nos documentos recentes que definem as diretrizes curriculares e uma base comum para a formação inicial de professores. Para isso, desenvolvo a discussão na relação entre Estado, regulação (da formação e trabalho docente) e mercado de trabalho, tendo como pressuposto teórico o materialismo histórico dialético e as técnicas para análise de conteúdo do Parecer CNE/CP n° 22/2019 e a Resolução CNE/CP n° 2/2019. A concretude desse movimento analítico termina com a caracterização do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) como um desdobramento efetivo do Estado para a formação de professores, pois se trata de uma política pública ambiciosa de aperfeiçoamento a nível nacional.
Política de formação de professores; Regulação do Estado; Residência Pedagógica.