PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE JOYCE DE SANTANA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JACKELINE JOYCE DE SANTANA SANTOS
DATA: 30/11/2020
LOCAL: Google Meet

Procedimento para ensinar professores a aplicarem o Inventário Portage Operacionalizado

Uma das primeiras etapas de uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a avaliação de seu repertório comportamental. As informações obtidas por meio da avaliação do comportamento são a base para o planejamento de uma intervenção. Uma vasta corrente da literatura tem se ocupado em capacitar pais, cuidadores ou profissionais a conduzir avaliações de preferências e o método de ensino por tentativa discreta. No entanto, são poucos os estudos que ensinam a implementação de algum método ou instrumento de avaliação comportamental. O objetivo deste estudo é produzir, validar e implementar um vídeo para ensinar estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia a aplicar o Inventário Portage Operacionalizado (IPO) por meio de videomodelação. Para isso, serão conduzidos quatro estudos, sendo que o primeiro consiste em uma revisão sistemática da literatura acerca do ensino da aplicação de métodos de avaliação do comportamento; o segundo estudo consiste em uma análise de tarefas para identificar os passos necessários para uma correta aplicação do IPO; o terceiro estudo consiste na produção e na validação de um vídeo para ensinar a aplicação dos passos do IPO; e o quarto estudo consiste na utilização do vídeo para ensinar estudantes do curso de Pedagogia a aplicar o IPO. No Estudo 1, foram encontrados oito estudos que ensinaram a aplicação métodos de avaliação, sendo que o método mais frequentemente ensinado foi a avaliação funcional do comportamento. No Estudo 2,  foram identificados 19 componentes para uma aplicação correta e completa do IPO, os quais foram divididos em comportamentos de preparação da avaliação e comportamentos de condução da avaliação, abrangendo as cinco áreas do IPO. Os Estudos 3 e 4 estão em fase de elaboração.

PALAVRAS-CHAVE:

Análise do Comportamento Aplicada, Avaliação Comportamental, Inventário Portage Operacionalizado, Videomodelação, Transtorno do Espectro Autista.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial