PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA FERNANDES
DATA : 04/03/2024
LOCAL: Sala Virtual Meet

ENSINO HÍBRIDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS ALAGOANAS: uma pesquisa-formação sobre concepções, possibilidades e desafios a partir das perspectivas de professores, estudantes e seus familiares

Educação Básica. Escolas Públicas. Ensino Híbrido. TD na Educação.

Esta tese investiga como a metodologia de Ensino Híbrido (EH) e seus potenciais pedagógicos, no contexto de incorporação de Tecnologias Digitais (TD) na Educação, é compreendida por professores da área de Ciências da Natureza que atuam em escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Alagoas (REEAL), bem como por estudantes e seus familiares. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar as possibilidades e desafios de abordagens educacionais híbridas no contexto de escolas públicas da REEAL tendo em vista a constituição de processos de ensino e aprendizagem que ampliem a compreensão de temas de interesse da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foi considerado um conjunto heterogêneo de dados constituído por elementos como as concepções de EH e TD na Educação que os participantes da pesquisa expressaram ao longo da investigação por meio de questionários, entrevistas individuais e grupos focais, bem como os roteiros didáticos elaborados pelos professores participantes da pesquisa durante a formação oferecida. De fato, em relação aos seus procedimentos, esta investigação se configurou como uma pesquisa-formação, pois se desenvolveu, principalmente, no contexto de uma formação sobre EH oferecida aos professores participantes. Este é, portanto, um estudo qualitativo, de caráter descritivo, cujos sujeitos foram 21 (vinte e um) professores, 16 (dezesseis) estudantes e 20 (vinte) familiares de estudantes de comunidades escolares da REEAL localizadas na cidade de Maceió-AL. Dentre os seus resultados, foi possível identificar que os participantes da pesquisa entendem de que a incorporação de TD na Educação amplia as possibilidades de aprendizagem, ainda que seja preciso ter cuidado para que tais recursos não acabem sendo fatores de distração nas aulas. Por outro lado, em se tratando do EH, foi possível identificar que os familiares dos estudantes desconhecem o seu significado, enquanto estudantes e professores/as compartilham a compreensão de que o EH é tão somente uma mistura entre práticas de ensino presenciais e on-line. Com base nesses resultados, foram desenvolvidas discussões referentes aos processos de incorporação de TD nas escolas públicas, especialmente no contexto de práticas de EH, com a intenção de contribuir com uma compreensão mais abrangente do potencial de abordagens educacionais híbridas desde a ampliação os seus horizontes epistemológicos (teóricos e práticos).

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR - UNIVASF