PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELY ANTONIO DA SILVA PEREIRA

DISCENTE : ROSELY ANTONIO DA SILVA PEREIRA
DATA : 06/03/2024
LOCAL: Online

A RELEITURA  DURANTE A PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS

Releitura, Revisão, Produção textual, Alfabetização, Manuscrito Escolar.

A releitura durante a produção textual é uma ação recursiva própria da escrita, que parece envolver uma dupla função: de um lado, recuperar na memória de trabalho o que está sendo escrito para assegurar a coerência e a unidade frasal e textual na continuidade do que será escrito e, por outro lado, alterar o que já foi escrito, reconhecendo, no que ficou registrado no suporte gráfico, problemas de diferentes ordens linguísticas. Essa dupla função da releitura, quando identificado pelo escrevente algum tipo de problema, pode alterar o que já foi inscrito ou alterar o que ainda será escrito, caracterizando-se como uma ação de revisão textual. Este estudo, através do uso do Sistema Ramos, método de coleta de dados capaz de registrar o manuscrito em construção, pretende analisar as ações de releitura efetivadas por alunos escreventes recém-alfabetizados. A partir do filme-sincronizado gerado pelo Sistema Ramos, identificamos, quantificamos e analisamos os momentos exatos em que os alunos interromperam o fluxo da escrita e realizaram releituras do que já haviam linearizado. Nosso material de análise é composto por 03 (três) processos de produção textual colaborativa, em que díades de alunos deveriam escrever histórias inventadas. O material foi coletado em uma sala de aula de alunos do 2º e 4º ano escolar do Ensino Fundamental. Foram identificados 96 pontos de releitura, uma média de 32 releituras por manuscrito em construção. Classificamos as ações de releitura em quatro tipos: 1. Ação de releitura silenciosa, identificada através da direção do olhar e movimentos das mãos e canetas; 2. Ação de releitura em voz alta, para si mesmo; 3. Ação de releitura em voz alta, para o parceiro; 4. Ação de releitura a pedido da professora. Dentre as ações de releitura, observamos que um dos alunos da díade realizou mais releituras seguidas de alterações no que já havia escrito. Essas alterações implicaram em mudanças ou rasuraram aspectos ortográficos e gramaticais do texto.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA - UFALExterno(a) à Instituição - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 16:43