Procedimento para ensinar professores a avaliarem o repertório comportamental de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Análise do Comportamento Aplicada; avaliação comportamental; Inventário Portage Operacionalizado; videomodelação; Transtorno do Espectro Autista.
Uma das primeiras etapas de uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a avaliação comportamental. As informações obtidas por meio da avaliação do comportamento são a base para o planejamento de uma intervenção. Uma vasta corrente da literatura tem se ocupado em capacitar pais, cuidadores e profissionais a conduzir avaliações de preferências e aplicar o método de ensino por tentativa discreta em crianças com TEA. No entanto, são poucos os estudos que ensinaram a implementação de algum método ou instrumento de avaliação comportamental. O objetivo deste estudo foi produzir, validar e aplicar um vídeo para ensinar a aplicação do Inventário Portage Operacionalizado (IPO) a estudantes universitários do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para isso, foram conduzidos dois estudos, sendo que o primeiro consistiu na produção e validação de um vídeo para ensinar a aplicação do IPO. O vídeo foi produzido de modo a descrever e exemplificar 19 passos, identificados por meio de uma análise de tarefas, como sendo necessários para uma aplicação correta e completa do IPO. O processo de validação envolveu a análise do vídeo por um conjunto de sete avaliadores, sendo três especialistas, com experiência na aplicação do IPO, e quatro avaliadores que não tinham experiência com a aplicação do IPO. O segundo estudo, que está na fase de planejamento, consiste na aplicação do vídeo para ensinar estudantes de Pedagogia a aplicarem o IPO por meio de videomodelação. Nesse estudo será utilizado um delineamento experimental de linha de base múltipla não concorrente entre participantes. O estudo será conduzido em três etapas: pré-teste, ensino por videomodelação e pós-teste. A etapa de pré-teste tem por objetivo verificar o repertório inicial dos participante em relação a aplicação do IPO. Serão realizadas três sessões de pré-teste com cada participante. Na etapa de ensino por videomodelação será exibido para cada participante individualmente, um vídeo para ensinar a aplicação do IPO. Conduzida de forma idêntica a etapa de pré-teste a etapa de pós-teste tem como objetivo verificar os efeitos do ensino por videomodelação com relação a aplicação do IPO. Como resultados desse estudo, está a contribuição para o rigor metodológico de pesquisas que tem como objetivo o ensino por meio de vídeo, no campo da ABA e da Educação. Além de contribuir com a literatura de ensino das etapas de uma intervenção sob a perspectiva da ABA e a literatura de formação de professores, ao desenvolver um recursos educacional para ensinar futuros professores a aplicação de um instrumento voltado para a identificação de habilidades presentes e ausentes no repertório de crianças de 0 a 6 anos de idade.