PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANNE MÉRCIA BARBOSA MALTA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LIDIANNE MÉRCIA BARBOSA MALTA ROCHA
DATA: 07/12/2020
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)

PERSPECTIVAS DAS HUMANIDADES DIGITAIS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA BRASILEIRA E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARÁTER EXCEPCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Este estudo versa sobre achados teórico-metodológicos relacionados às Humanidades Digitais e suas perspectivas no cenário educacional atual, frente às pesquisas e ao processo de ensino e aprendizagem em propostas pedagógicas excepcionais. Nesse sentido, tem a pretensão de defender a tese de que o tema Humanidades Digitais é abordado de maneira insuficiente no âmbito da Educação, em particular no Brasil, o que leva à provável incompreensão conceitual do mesmo, devido à pouca expressão na pesquisa e o pouco entendimento nos processos de ensino e aprendizagem, considerando o panorama das publicações nacionais e a presença de suas potencialidades - a colaboração e a interdisciplinaridade – no estímulo às interações promovidas por disciplinas ofertadas em contextos pedagógicos da atualidade, diante das consequências da pandemia Covid-19. Com isso, o estudo levanta a seguinte questão: quais as perspectivas sobre os conceitos e as abordagens das Humanidades Digitais no domínio da Educação brasileira, frente à pesquisa e ao processo de ensino e aprendizagem atual na proposta pedagógica excepcional ofertada pela Universidade Federal de Alagoas? Diante da hipótese de que há poucas evidências sobre a temática aqui abordada, tanto na pesquisa, quanto na aprendizagem, que podem tornar o tema conceitualmente incompreendido, o objetivo geral desta investigação é: analisar as perspectivas sobre o conceito e as abordagens das Humanidades Digitais no domínio da Educação, diante do cenário nacional da pesquisa sobre o tema e do processo de ensino e aprendizagem atual, nesse panorama, frente à pandemia. O seguintes objetivos específicos delinearam esse estudo: a) Delimitar o conceito Humanidades Digitais e sua relação com a Educação; b) Investigar, de forma sistemática integrativa, as produções científicas nacionais sobre as Humanidades Digitais na Educação, comparando com o que o panorama internacional também divulga sobre essa perspectiva; c) Verificar, de maneira documental, os repositórios, diretórios, plataformas de colaboração, do Brasil, além dos vídeos no site do YouTube, a respeito dos arquivos empíricos desenvolvidos sobre as Humanidades Digitais na Educação e; d) Analisar as experiências docentes na promoção da interação em disciplinas ofertadas no contexto da pandemia e sua interrelação com a aprendizagem, na perspectiva das Humanidades Digitais. Dada a natureza da questão em foco, esta investigação, de cunho qualitativo, tipo descritiva e exploratória, abordagem dialética, foi conduzida a partir da definição dos critérios de inclusão. O procedimento metodológico, documental e experiencial, coletou os dados por meio de três técnicas, a saber: a) revisão bibliográfica sistemática integrativa; b) pesquisa documental sistemática e; c) entrevista online semiestruturada. O cenário do estudo foi a internet. As fontes de dados e os sujeitos foram: produções científicas, documentos empíricos, vídeos e professores que estão ministrando disciplinas no Período Letivo Excepcional. Os resultados parciais mostram que foram investigados 672 artigos científicos nas bibliotecas virtuais, 334 artigos empíricos na pesquisa documental e 17 vídeos no YouTube. No entanto, apenas 37 artigos científicos, 12 artigos empíricos e 06 vídeos, obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão para serem submetidos as etapas da pesquisa e à análise dos dados. Em relação à entrevista online, esta aguarda a devolutiva do CEP para ser realizada, visto que a pesquisa sofreu modificações em função das consequências da pandemia nos processos pedagógicos de Educação. Para elucidar a tese proposta, foram levantadas três categorias de análise: a) A compreensão do conceito Humanidades Digitais em contextos educacionais; b) Contribuições das Humanidades Digitais em investigações desenvolvidas no domínio da Educação; c) Potencialidades das Humanidades Digitais nos processos educacionais de ensino e aprendizagem. Até o momento, desenha-se a possibilidade de perceber que as abordagens sobre as Humanidades Digitais apresentam escassez nas produções científicas no Brasil, refletindo a real necessidade de fomentar o estudo e a ciência sobre a temática investigada, especialmente na Educação, apesar da presença das suas potencialidades em processos de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

Humanidades Digitais. Educação. Brasil. Pesquisa. Processo de ensino e aprendizagem.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE