PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ELIAN DA SILVA SANTOS LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAN DA SILVA SANTOS LEITE
DATA : 10/04/2024
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

Avaliação da Riqueza Lexical em manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados: uma análise comparativa Brasil-Portugal com o auxílio do Lexicanalytics Web

Escrita Infantil. Conhecimento Lexical. Indicadores Linguísticos. Avaliação Textual. Lexicanalytics Web

A avaliação da riqueza lexical é uma importante estratégia educacional para o processo de ensino e aprendizagem da produção textual, auxiliando os professores no diagnóstico das habilidades e conhecimentos lexicais dos alunos, bem como na compreensão das características dos seus textos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a riqueza lexical em manuscritos escolares produzidos por alunos brasileiros e portugueses recém-alfabetizados a partir de uma metodologia de escrita colaborativa. O corpus deste estudo é composto por um conjunto de 186 narrativas ficcionais provindas de uma cooperação internacional entre pesquisadores do Brasil, representados pelo Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME), e pesquisadores da Universidade de Aveiro, em Portugal. Os sujeitos da pesquisa são crianças brasileiras e portuguesas com idades entre seis e oito anos. No Brasil, as crianças estavam matriculadas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de Maceió, Alagoas, enquanto as crianças portuguesas cursavam o 2º ano do Ensino Básico em uma escola pública localizada em Aveiro. Seguindo uma metodologia de abordagem quali-quantitativa, a primeira etapa da análise dos dados compreendeu a transcrição normativa dos textos. Para a mensuração da riqueza lexical foram considerados como parâmetros o total de palavras escritas, a densidade lexical e a diversidade lexical, os quais foram extraídos com o auxílio do software Lexicanalytics Web. Na análise dos resultados relativos aos alunos brasileiros, constatou-se que os textos produzidos pelas díades do primeiro ano apresentaram uma média de 107 palavras escritas, caracterizando-se por uma diversidade lexical de 72,06%, uma densidade lexical de 56,14% e uma notável riqueza lexical de 91,53. Nos textos das díades do segundo ano, por outro lado, a média de palavras escritas foi ligeiramente menor, aproximadamente 86 palavras, com uma diversidade lexical de 71,12% e uma densidade lexical de 56,97%, alcançando uma riqueza lexical de 91,23. Quanto aos resultados dos textos dos alunos portugueses, que pertenciam ao mesmo ano escolar, mas de escolas diferentes, a média de palavras escritas foi de aproximadamente 113 palavras, com densidade média de 57,82%, diversidade de 71,59% e alcançando uma riqueza de 93,15. Na comparação global entre as díades, observou-se que, embora os textos das díades portuguesas tenham apresentado uma riqueza lexical ligeiramente superior aos textos das díades brasileiras, o teste de hipótese não demonstrou que essa diferença fosse estatisticamente significativa. Logo, mesmo considerando que os textos foram produzidos por alunos de diferentes escolas e nacionalidades, a riqueza lexical obtida foi semelhante, indicando um mesmo domínio lexical em seus textos. Por fim, esperamos que os resultados obtidos neste trabalho de doutoramento contribuam para a produção de conhecimento acerca da riqueza lexical em textos de língua portuguesa, revelando aspectos importantes da escrita de alunos brasileiros e portugueses recentemente alfabetizados. Além disso, esperamos abrir novos caminhos para a avaliação e o acompanhamento do conhecimento lexical dos alunos, destacando a relevância de ferramentas de análise lexical, como o Lexicanalytics Web, nesses processos.

Externo(a) ao Programa - 1388993 - BRUNO ALMEIDA PIMENTEL - UFALExterno(a) à Instituição - DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL - UPE
Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) à Instituição - PEDRO DE LEMOS MENEZES - UNCISAL