ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: significações da prática docente e da atuação do intérprete educacional
O objetivo dessa dissertação consistiu em apreender as significações de uma professora e duas intérpretes educacionais sobre o ensino de Geografia para alunos surdos em uma escola regular e como objetivos específicos a) analisar as mediações existentes durante o Ensino de Geografia para alunos surdos b) analisar o processo de adaptação e construção de materiais na disciplina de Geografia para alunos surdos. Assim, nossa pesquisa foi embasada teórica e metodologicamente pela Psicologia Sócio-Histórica (PSH), mediada principalmente pelas ideias de Vigostki, e que possui sua base fundante nos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético de Marx e Engels. Para a produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, e consultoria colaborativa, captada através de vídeo e áudio e a técnica de análise escolhida foram os núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013); (AGUIAR; SOARES, MACHADO, 2015). Os dados, ainda em processo de análise, apontam que a prática de ensino se encontra mediada na naturalização do desenvolvimento do aluno surdo e a prática docente é permeada por um ensino pautado na Língua Portuguesa. Também verificou-se a falta de formação para professores das disciplinas especificas, em que a disciplina de Libras ou as temáticas da Educação Especial ou Educação Inclusiva não estavam presentes nos cursos de formação inicial para docentes, o não reconhecimento do intérprete como parceiro no processo inclusivo, mediado pela própria constituição da identidade docente e do profissional intérprete, como também das relações de poder que se revelam no espaço institucional reverberando a fragmentação do trabalho são elementos da realidade objetiva em que o ensino de Geografia para alunos surdo na escola regular se desenvolve. Refletimos assim que as significações dos sujeitos estão permeadas por essas múltiplas determinações e que ainda precisam ser desnaturalizadas, almejando-se a superação dos discursos e práticas na realidade objetiva do ensino de Geografia para alunos surdos, possibilitando que as práticas contemplem a inclusão e a subjetividades desses sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.
Ensino de Geografia; Intérprete Educacional; Psicologia Sócio- histórica.
Ensino de Geografia; Intérprete Educacional; Psicologia Sócio- histórica.