PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: VICTOR AUGUSTO BOTH EYNG

DISCENTE : VICTOR AUGUSTO BOTH EYNG
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Sala Virtual Meet

A FORMAÇÃO CONTINUADA DURANTE O ENSINO ONLIN EMERGENCIAL: objetivos formativos e narrativas docentes.

Formação Continuada. TDIC. Ensino Online Emergencial. Ensino Remoto Emergencial. Competências Digitais Docentes.

Diante das especificidades impostas pela pandemia de Covid-19 à educação nos anos de 2020 e 2021, as Secretarias de Educação, ao desenharem suas estratégias de ensino e de aprendizagem, necessitaram propor caminhos para a formação dos professores, em especial a fim de garantir o exercício da profissão no formato que se impunha, de Ensino Online Emergencial (EOE). Diante deste cenário, a pesquisa tem por objetivo investigar qual a contribuição das iniciativas de formação de professores realizadas em 2020 e 2021 – os dois primeiros anos do contexto de pandemia de Covid-19 e diante da suspensão das aulas presenciais – para o desenvolvimento da cultura digital nas escolas, considerando o contexto presencial de aulas. De cunho qualitativo, o percurso metodológico da pesquisa está ancorado na metodologia de narrativas, colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores da Rede Estadual de Alagoas, com o recorte geográfico do município de Maceió, acerca de suas vivências formativas durante os anos de 2020 e 2021 e a repercussão para sua prática atual. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e elaborados em diálogo com os documentos oficiais publicados pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) desde o princípio do estado pandêmico, até a retomada das aulas presenciais em definitivo. Como categorias de análise definiram-se as narrativas dos professores sobre a infraestrutura das escolas; suas crenças e atitudes frente às TDIC; as formações realizadas, suas contribuições e pontos de atenção; e a cultura digital de hoje, a partir de suas habilidades e relação com as TDIC. Os principais achados da pesquisa atestam que as formações realizadas contribuíram para o desenvolvimento atual da cultura digital nas escolas, porém, de forma limitada. Os repertórios docentes foram enriquecidos, permitindo que professores adotem TDIC em suas práticas pedagógicas, porém, sem mobilizar tão fortemente suas crenças e atitudes com relação ao papel e concepção metodológica e pedagógica das TDIC na Educação, uma vez que se perpetuou a concepção utilitarista e instrumental destas ao longo das formações realizadas, mantendo-se características como a transmissividade de conteúdos. Como outros achados da pesquisa, o estudo aprofunda-se neste e em outros aspectos da estratégia formativa da SEDUC/AL para o período de pandemia que podem ter contribuído para o resultado e levanta possibilidades para a qualificação de uma política de formação continuada voltada para TDIC na Educação.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - MARIA ELIZABETH BIANCONCINI TRINDADE MORATO P DE ALMEIDA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 21:35