A FILOSOFIA COMO FILOSOFIA DE VIDA: SUA RELEVÂNCIA NA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO VIVER
Considerando a Filosofia um conhecimento histórico e social, ponderamos um ensino de Filosofia
como um contributo para construção e, possível, reconstrução da atitude de interpretar e compreender o mundo
em que se vive. Esta construção e reconstrução têm a ver com a formação humana. Ora, quando falamos de
formação, compreendemos os sujeitos ainda no processo de escolarização e desenvolvimento da autonomia e
do seu estar no mundo. Vale ressaltar que este desenho inicial indica também um modo prático de percepção
dos sentidos da vida. Por isso, sustentamos que o ensino da Filosofia no Ensino Médio pode colaborar com a
formação crítica, sobretudo, naquilo que envolve o conhecimento de si mesmo. Ou seja, deve-se pensar desde
cedo em fazer as perguntas da vida. Essas questões têm perdido cada vez mais espaço nesse mundo
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sistêmico e paradigmático. As perguntas do mundo metódico urgem por respostas prontas, enquanto as
perguntas da vida suplicam pelo conhecimento de si mesmo. A valer, é importante dizer que a Filosofia na qual
tratamos na pesquisa não é apenas pensada como uma disciplina da formação pedagógica, mas como projeto
de vida desde a educação básica para a vida. Fala-se em “Filosofias” no futebol, na religião, nos negócios, nas
relações pessoais, mas é, sobretudo, na vida que a Filosofia pode e deve se tornar não só uma teoria
sistemática, conceitual ou intelectual, mas uma atitude prática. Para o desenvolvimento do panorama
conceitual: trilhamos os aspectos metodológicos e qualitativos, sustentados pelos pensamentos de Sílvio
Gamboa (2013), Michel Thiollent (2011), Vera Teresa Valdemarim (2010) entre outros. No horizonte das
discussões envolvendo a formação humana, a educação, a Filosofia na escola e o Ensino Médio, contamos
com as discussões de Junot Matos (2015) (2018), Henry Giroux (2008), João Francisco Lima (2003), Matthew
Lipman (1990) entre outros. Nos aspectos epistemológicos-filosóficos utilizamos, dentre outros, Deleuze e
Guattari (2010), Jürgen Habermas (2012), Theodor Adorno (1995) e Jean Grondin. Naquilo que trabalhamos
acerca de uma Filosofia como Filosofia de vida, trouxemos as ideias de Pierre Hadot (2016), Michel Foucault
(2010), Scott Samuelson (2020), entre outros.
Palavras-chave: Filosofia e Educação. Ensino de Filosofia. Filosofia de Vida. Ensino