PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: BRUNO RODRIGO TAVARES ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO RODRIGO TAVARES ARAÚJO
DATA : 14/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU - online - via google.meet
TÍTULO:

CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DA METAMORFOSE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DE SUA NOVA INSTITUCIONALIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Criação dos Institutos Federais de Educação. Políticas públicas de educação. Nova institucionalidade. Neoliberalismo. Educação Integral.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

A presente tese, intitulada “Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise da metamorfose da política de educação profissional a partir de sua nova institucionalidade”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL) com influência do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE/UFAL), que partiu da hipótese de que a criação dos Institutos Federais (IFs), através da Lei nº 11.892/2008, promoveu uma nova institucionalidade, a qual se constata ser uma revolução na educação profissional brasileira, tendo em vista sua originalidade, inovação e combatividade ao ideário neoliberal do Brasil, a partir da educação integral, por exemplo, e da nova institucionalidade que é um caminho dentro das limitações exitentes para o rompimento com a legislação de viés neoliberal, sobretudo, através dos novos marcos regulamentários. O recorte cronológico correspondeu aos anos de 2008 a 2018, período relacionado a primeira, segunda e terceira fases da expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Tal investigação se justifica pelo fato de que a Nova Política de Educação Profissional e Tecnológica, a partir de 2008, oportuniza uma educação integral, sobretudo, através do ensino médio integrado. Quanto ao aspecto metodológico, é uma pesquisa de caráter descritivo, documental, quanti-qualitativo e de natureza bibliográfica, baseada nas pesquisas e leituras dos conteúdos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no banco de Dissertações e Teses da CAPES, da biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scielo e do Google Acadêmico, acrescentando-se, a utilização de entrevistas e questionário semiestruturado. O referencial teórico tem base no materialismo histórico, centrado nas obras de Marx (2003; 2013), Marx e Engels (2004), Gramsci (1982; 1988; 1999), Mészáros (2005; 2008), Martins (2018), Saviani (2004), Ortigara e Ganzeli (2013), Rua (2014), Nosella (2011), Ciavatta, (2005; 2010; 2018), Dante (2016), Kuenzer (2006), Ramos (2011), Frigotto (2012), Machado (2011), Otranto (2010), entre outros teóricos do campo da educação profissional e das políticas públicas de educação profissional. Como resultados de nossas análises, chegamos à conclusão de que a criação dos IFs foi uma revolução para educação profissional no Brasil e sua nova institucionalidade oportuniza inovação, inclusão, desenvolvimento regional, ensino, pesquisa, extensão, autonomia e transformação social advindo da educação, ciência e tecnologia ofertada pelos IFs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - AMONE INACIA ALVES - UFG
Externo(a) à Instituição - VELEIDA ANAHÍ DA SILVA - UFS
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 17:39
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 18:31