AS CULTURAS ORGANIZACIONAIS ESCOLARES: UM ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Esta investigação objetiva produzir conhecimento sobre as culturas organizacionais escolares, tendo como foco o trabalho dos/as professores/as no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas pertencentes ao município alagoano de Maceió. Partiu-se da seguinte problematização: Quais as implicações da cultura organizacional escolar no trabalho dos/as professores/as da EJA? Para alcançar o objetivo e “responder” à questão elencada optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos; a análise dos dados se deu por meio da técnica da Análise de Conteúdo. O percurso do estudo requereu uma (re)visita ao material disponível no acervo do Banco de dados do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação (Cedu), advindo de uma pesquisa anterior sobre as culturas organizacionais escolares financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal, 2017-2018). Nessa lógica, analisou-se os dados das Sessões Conversas com os professores e os registros dos cotidianos dos estudantes das escolas pesquisadas. Os achados apontaram implicações das culturas organizacionais escolares no trabalho dos/as professores/as da EJA, ocasionando a construção de culturas voltadas para colaboração, isolamento/individualismo, e ao “apartheid” organizacional.
Culturas. Trabalho Docente. Educação de Jovens e Adultos.