PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ELEUSA MARIA PASSOS TENÓRIO

DISCENTE : ELEUSA MARIA PASSOS TENÓRIO
DATA : 22/03/2024
LOCAL: CEDU - online

O DESVELAR DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: cotidiano do AEE em creche e pré-escola

Educação Especial, Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado.

Este projeto de dissertação resulta da necessidade em responder inquietações em relação ao trabalho realizado no AEE e na possiblidade de superação da visão clínica em ambiente educacional na prática do professor de Educação Especial na Educação Infantil. Ao longo do estudo, foram revisitadas as principais normativas e documentos orientadores das áreas da Educação Especial e da Educação Infantil. Importante destacar que o processo de inclusão em creches e pré-escolas vêm sendo visto como um desafio recente e urgente, e com o aumento no número das matrículas de crianças de 4 e 5 anos e a construção de novas creches para as crianças de 0 a 3 anos resulta na mudança cultural de que a oferta de creches e pré-escolas é dever do estado e direito das crianças e suas famílias, não sendo diferente para as crianças PAEE. Nesse sentido, emerge a problemática desse estudo: Quais práticas o professor da Educação Especial tem desenvolvido nas instituições de Educação Infantil? Como o AEE é ofertado na creche e pré-escola? Nessa perspectiva, tem como objetivo geral compreender as práticas do professor da Educação Especial desenvolvidas na creche e pré-escola em uma instituição de Educação pertencente a rede município de ensino de Maceió. Para subsidiar a pesquisa nos respaldamos na Teoria Histórico-Cultural, Sociologia da Infância e Sociologia das Deficiências. Buscamos na teoria Histórico-cultural, especialmente, nos estudos da defectologia (Vigotski,2021), a fundamentação teórica adotada que permite o rompimento de um olhar voltado a criança com deficiência como sujeito a ser “consertado” ou reabilitado. Na Sociologia da Infância seguiremos as propostas trazidas por Jean Qvortrup (1985) de instituir uma nova concepção da infância, considerando-a como um grupo social com estatuto diferenciado e caracterizado não apenas pela faixa etária e sim pelo modo como é interpretada pela sociedade. Ademais a Sociologia das Deficiências permitirá uma maior percepção das influências do contexto social na construção da identidade e experiências das crianças com deficiências possibilitando o romper do paradigma do modelo médico propiciado pela Ciências da Saúde (Harlos, 2012). É importante ainda destacar que a pesquisa também envolve estudos bibliográficos e análise de documentos que abordam a temática e as políticas públicas voltadas para a Educação Especial, com foco nas políticas de inclusão em Maceió. Esses elementos estarão presentes na pesquisa, fornecendo um contexto para a compreensão das práticas do AEE na Educação Infantil na instituição pesquisada.

Presidente - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) à Instituição - SAIMONTON TINÔCO DA SILVA - UNESP
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 10:00