PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: IRACILDA DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IRACILDA DA SILVA ALMEIDA
DATA: 14/12/2020
LOCAL: CEDU

O presente estudo trata de uma pesquisa de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) intitulada Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas das professoras, realizado no município de Penedo-AL. Esta pesquisa articula-se com a pesquisa maior desenvolvida por Haddad (2018), intitulada “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”, que teve como objetivo compreender conceitos e valores básicos relacionados a boas práticas pedagógicas em educação infantil e utiliza um método inovador   criado e desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004). Trata-se do Sophos, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme, ou seja, esquema de observação fenomenológica de segunda ordem. O método Sophos combina a exibição de filmes e sua discussão em grupos focais por diversos observadores e o foco está em quem assiste aos filmes, suas reações, suas impressões e compreensões. Assim, o pesquisador que utiliza do Sophos observa pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. Com a utilização do Sophos, a presente pesquisa teve como objetivos: investigar as compreensões das professoras de educação infantil na Rede Municipal de Penedo-AL sobre as práticas pedagógicas; identificar necessidades formativas dessas profissionais a partir das discussões dos grupos focais; e identificar concepções de criança, infância e educação infantil presentes nas vozes das professoras. O estudo envolveu a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países: Brasil e Dinamarca e sua discussão em grupos focais. Os filmes fazem parte do acervo de Haddad (2018) e foram produzidos e utilizados na pesquisa maior da qual nos referimos anteriormente. Foram então realizados três grupos focais, envolvendo a participação de doze professoras da rede municipal de Penedo-AL assim distribuídos: GF 1= 5; GF 2 = 3; GF 3=4. O diálogo nos GF foram permeados por duas perguntas: O que vem à mente ao assistir ao filme? O que você identifica como necessidades formativas? Dentre os temas emergidos nos GF deu-se ênfase ao ambiente e às necessidades formativas. As narrativas expressas em relação ao ambiente foram permeadas por duas lógicas: a lógica da vida e a lógica da escolarização, demonstrando que iniciativas que tentam aproximar as práticas desenvolvidas na educação infantil com as atividades do cotidiano que as crianças vivenciam fazem sentido para as professoras. No entanto, essas práticas oferecidas são fortemente influenciadas por uma visão escolarizante de educação infantil que está muito arraigada nas professoras, assim como nas famílias que esperam que as crianças sejam alfabetizadas para o ingresso no ensino fundamental. As narrativas apontam ainda que o sistema de educação orienta o trabalho pedagógico nesses moldes, caracterizando assim a educação infantil como uma etapa preparatória para o ensino fundamental no município pesquisado. As narrativas sobre as necessidades formativas demonstraram que na tentativa de identificar suas necessidades de formação, as observadoras revelaram o desejo por uma nova pedagogia fundamentada pelo princípio da vivência, da relação de convívio e de trabalho colaborativo entre o professor, a criança, a família e a comunidade. Embora essa pedagogia ainda esteja distante da sua realidade, representa para elas um sonho possível. Assim, elas falam sobre grupos de estudo como possibilidade para refletir sobre a prática e transformar essa realidade. A relevância desta pesquisa se dá pelo caráter de valorização das vozes das participantes e de poder contribuir com a reflexão sobre boas práticas de educação e cuidado na educação infantil com a possibilidade de trazer elementos que possam suscitar grandes reflexões sobre os saberes e fazeres em educação infantil.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação Infantil; Práticas Pedagógicas; Formação de Professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar