PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ISIS NALBA ALBUQUERQUE CARDOSO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ISIS NALBA ALBUQUERQUE CARDOSO
DATA: 29/01/2021
LOCAL: CEDU a distância

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Mediante as demandas de uma sociedade que conjectura a presença das Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas sociais, incluindo nesta perspectiva o contexto educativo, a escola, de forma ampla, vem buscando considerar a possibilidade de integrar as TD em seus espaços educativos e, assim, adaptar-se a essa atual realidade. Entendendo a escola como um espaço de formação de cidadãos e profissionais, nota-se a necessidade de adequação das práticas pedagógicas, porquanto a escola precisa preparar sujeitos para viver e atuar na sociedade. Por esse motivo, é imprescindível debruçar-se acerca de fenômenos que abordam a temática da presença das TD em espaços educativos e a educação híbrida é um deles, tendo em vista que ela pressupõe a mescla entre presencial e online. Nesta conjuntura, outro ponto a ser observado é o papel do professor enquanto mediador, uma vez que trabalhar com TD na sala de aula tende a estabelecer um paralelo entre o conteúdo e a realidade de vida dos alunos, oportunizando um cenário de aprendizagem significativa. Dado este contexto, nesta pesquisa, analisamos o processo de mediação pedagógica na prática da educação híbrida em uma sala de aula do ensino básico utilizando o método rotação por estações. Partimos do seguinte questionamento: como ocorre a mediação pedagógica na prática da educação híbrida, na disciplina de Matemática, em uma sala de aula presencial do ensino básico utilizando o método rotação por estações? Na tentativa de responder a esse questionamento, elencamos a seguinte hipótese: para que a sala de aula híbrida evidencie o aluno como protagonista de seu conhecimento, o professor exerce papel primordial, ele é o mediador e colabora para a construção de um conhecimento significativo para o aluno. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi analisar o processo de mediação pedagógica inserido em um contexto de prática da educação híbrida. Os objetivos específicos foram: identificar como as aulas são planejadas no contexto da sala de aula híbrida; examinar o Projeto Político Pedagógico da escola com o intuito de verificar se já existe uma inserção das TD em seu no currículo e investigar como ocorre a mediação pedagógica mediante a utilização das TD na sala de aula presencial. O lócus da pesquisa foi uma escola de educação básica, situada no município de Maceió. A abordagem metodológica que conduziu este estudo encontra-se no escopo da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e, devido à característica da pesquisa, optamos pelo método estudo de caso, pois se trata de um estudo intensivo de um caso singular, no qual averiguamos um fenômeno contemporâneo sob a perspectiva de um sujeito. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada com o professor e a observação dos planos de aula, elaborados pelo professor, e do Projeto Político Pedagógico da escola. Para averiguar os dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo.  A análise dos dados evidenciou o papel do professor enquanto mediador na prática da educação híbrida no que tange à promoção da interação, da autonomia e, consequentemente, da construção do conhecimento pelo aluno.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação híbrida. Mediação pedagógica. Método rotação por estações.
Tecnologias Digitais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem