PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: PHELIPE LINS DE MOURA

DISCENTE : PHELIPE LINS DE MOURA
DATA : 25/03/2024
LOCAL: meet.google.com/cws-qtud-ziy

A Dimensão Subjetiva da inclusão na Educação Superior: um estudo das significações produzidas por docentes durante a pandemia da COVID-19

Dimensão Subjetiva da Realidade; Docência; Inclusão; Educação Superior.

Nesta pesquisa, tivemos como objetivo geral analisar a dimensão subjetiva da realidade de docentes acerca da inclusão de universitários com deficiência durante o ensino remoto implementado em decorrência da pandemia da COVID-19 e como objetivos específicos a) explicitar a realidade dos docentes durante o ensino remoto implementando em decorrência da pandemia da COVID-19; b) apreender as significações que constituem a prática pedagógica/trabalho dos docentes em tempos de ensino remoto; c) compreender as necessidades e os desafios enfrentados pelos professores na pandemia durante o ensino remoto; d) apreender elementos de subjetividades produzidos pelos professores sobre seus percursos frente aos processos de inclusão durante o período pandêmico. A dissertação se fundamenta teórica e metodologicamente na Psicologia Sócio-Histórica de Vygotski. Para darmos conta dos objetivos propostos, essa pesquisa foi desenvolvida com 22 docentes de uma instituição de Educação Superior Pública. A produção de informações se deu através de dois instrumentos, o questionário aplicado de forma online e a entrevista semiestruturada. O outro instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, sendo um instrumento rico para produzir as informações referentes aos movimentos constitutivos das significações dos professores. Para análise dos dados inicialmente realizamos uma triangulação dos dados e construímos a Análise de Conteúdo e para análise das entrevistas utilizamos o procedimento dos Núcleos de Significação. Os resultados evidenciam os desafios dos docentes na vivência do ensino remoto, em relação à precarização do trabalho docente, com cargas horárias extensas e dobradas, uso excessivo das plataformas de aprendizagem, formação adequada para o uso das tecnologias, preparação das aulas para além de aulas excludentes e a inclusão dos universitários com deficiência. Surgindo assim várias dificuldades específicas, como: metodologia e ferramenta adequada; falta de recursos para o aluno; concentração nas aulas devido o contexto inseguro e instável da pandemia; a avaliação da aprendizagem insuficiente e ineficaz; a falta de apoio institucional, de modo particular do Núcleo de Acessibilidade; não contar com a presença de algum bolsista para auxiliar as alunas na realização de algumas atividades; não terem sido informados com antecedência sobre a presença de estudantes com deficiência em suas turmas, para tentar adequar melhor o planejamento a esta realidade, destacamos que a pandemia e o ensino remoto, trouxe aos docentes desta pesquisa uma reflexão da prática, e é pela reflexão da sua ação que construirá novas formas de fazer e de enfrentar os desafios diante das práticas pedagógicas na concepção inclusiva. Por fim, reiteramos que os significados nas falas dos docentes desvelam uma necessidade de investimentos na docência em sua formação para o exercício profissional frente a diversidade e pluralidade dos universitários.

Presidente - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 15:44