PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ELISANE BARBOSA DE ARAUJO

DISCENTE : ELISANE BARBOSA DE ARAUJO
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Sala 202

FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Residência Pedagógica. Ensino Remoto. Alfabetização. Usos das Tecnologias Digitais. Formação de professores.

Este estudo vinculado ao projeto “Tecnologias digitais, crenças e ensino: reflexões sobre formação continuada de professores/alfabetizadores do Programa Residência Pedagógica” teve o objetivo de analisar as percepções dos preceptores e residentes do subprojeto da área de Alfabetização vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição 2020-2022, em relação às práticas de alfabetização e aos usos das tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação teórica desta pesquisa encontra-se alicerçada nos estudos de Soares (1985, 2001, 2003, 2004a, 2004b), Marinho (2010), Souza, Meniconi e Gomes (2022), Colello (2021), Gatti e Barreto (2009), Coscarelli (2016) e Ribeiro (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (YIN, 2016) que se insere na área da Educação na interface com a Linguística Aplicada voltada para formação de professores e que se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, análise documental e entrevistas. A partir dos relatos dos participantes desta pesquisa identificou-se que foram vários os desafios relativos ao ensino remoto, tais quais: dificuldade de acesso à internet de qualidade, falta de posse dos recursos tecnológicos e de domínio em relação aos usos das tecnologias digitais. Essas dificuldades impactaram o desenvolvimento dos estágios dos residentes e o trabalho pedagógico dos preceptores, considerando as limitações das práticas de letramentos e do processo de alfabetização em contexto digital. Nas atividades de ensino não presenciais, a mediação pedagógica foi de algum modo, comprometida, seja por conta dos problemas de conexão de internet, seja pela falta de contato direto com as crianças ou pela dificuldade delas permanecerem frente às telas durante as atividades síncronas. As experiências de ensino remoto evidenciaram assim, a importância do processo interacional presencial e da medição do professor nas práticas de letramentos e na aprendizagem da língua escrita. Da análise e discussão dos dados, compreende-se que as tecnologias digitais e o uso da internet foram relevantes para a realização das atividades de ensino não presenciais, como também para a execução dos encontros formativos, das ações voltadas para a regência escolar e para a intervenção pedagógica no âmbito do PRP. Entretanto, as tecnologias digitais por si só não substituem a relevância da mediação do professor nas práticas de leitura e de escrita dos seus alunos. Por fim, reforça-se a importância do Programa Residência Pedagógica no processo formativo de residentes e preceptores tem vista proporcionar o diálogo entre a formação inicial e a formação continuada, ao passo que as experiências de estágios partem da relação entre o conhecimento teórico produzido na universidade e a prática pedagógica vivenciada no “chão” das escolas, no cotidiano da sala de aula.

Presidente - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI - UFAL
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 17:01