CURRÍCULO INTEGRADO E O DIREITO DE “SER MAIS”:
um curso pensadopraticadopensado da EJA-EPT
Currículo. EJA-EPT. Práticas didático-pedagógicas. Emancipação
Esta tese investiga as práticas didático-pedagógicas que contribuíram/contribuem para o processo emancipatório das mulheres-artesãs-estudantes em suas criações e em suas vidas. Práticas caracterizadas como ações conscientes e interativas que buscam organizar, otimizar e interpretar as intenções de um projeto educativo com o objetivo de transformar e emancipar o/a sujeito/a. É uma pesquisa qualitativa, como foco no estudo de caso e envolve a abordagem metodológica nos/dos/com os cotidianos e a teoria dialógica em Freire (1983). O lócus é o curso Técnico em Artesanato (CTA) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada ao Ensino Médio e a formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, nos anos de 2013 a 2024. Para tanto, problematizamos: Como as práticas didático-pedagógicas de um currículo integrado na EJA-EPT contribuíram/contribuem para as mulheres-artesãs-estudantes avançarem na superação de suas “situações-limites” para alcançarem os “inéditos-viáveis” de suas criações e, consequentemente, se emanciparem como pessoa e como profissional? Desdobrando-se nas seguintes indagações: Que táticas foram usadas para romper com o “currículo instituído” ao “currículo experienciado”? Quais as “situações-limites” são superados para alcançar os “inéditos-viáveis”? Que práticas didático-pedagógicas foram emancipatórias? Como se dá o processo de quefazer? Os estudos vêm mostrando que há avanço na criação e apontam novos posicionamentos das discentes no mundo.