PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: PETRA SCHNNEIDER LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PETRA SCHNNEIDER LIMA DOS SANTOS
DATA : 05/04/2024
LOCAL: CEDU

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL (2015-2022): REALIDADES, MEDIAÇÕES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA.

Instituto Federal, Educação Física, Produção do Conhecimento.

Este estudo tem como objeto de investigação a Produção do Conhecimento sobre a Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (2015-2022). A hipótese central do trabalho a respeito ao recuo da teoria epistemológica e pedagógica, no que diz respeito à Educação Física inserida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e que continuam sendo alvo de implementação de políticas que destroem a Educação Pública e rebaixam a capacidade teórica da classe trabalhadora através  da reforma do Ensino Médio e, que há uma disputa no rumo da formação humana, da forma como ela se materializa na legislação, diretrizes e nas matrizes curriculares. Problemática que pode ser identificável na produção do conhecimento de teses realizadas no período de 2015- 2022. O objetivo é identificar, sistematizar e analisar a realidade concreta da produção do conhecimento - as mediações, as contradições e as possibilidades- diante da implementação do “Novo Ensino Médio”, na produção do conhecimento sobre Educação Física, na perspectiva da formação humana omnilateral, postas nas categorias: Concepção de ser humano/sociedade, Concepção de Educação Física e Abordagem teórico-metodológica expressa nas teses sobre o ensino da Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os objetivos específicos são:  apresentar os fundamentos da base epistemológica e pedagógica presentes na produção do conhecimento, sobre Educação Física nos Institutos Federais, no período de 2015-2022; e tecer a crítica superadora. A investigação foi orientada pelo seguinte problema: Qual a realidade posta nas categorias Concepção de ser humano/sociedade, Concepção de Educação Física e Abordagem teórico-metodológica, expressas na produção do conhecimento (teses) sobre o ensino da Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e quais as possibilidades superadoras frente à realidade do Novo Ensino Médio?

Enquanto teoria do conhecimento nos valemos do materialismo histórico-dialético cujo método de pesquisa, nos orienta a partir da concreticidade do objeto, em sua aparência fenomênica, para apreender seu movimento histórico e seu grau de desenvolvimento atual, com suas determinações históricas e suas possibilidades superadoras. Os procedimentos de investigação foram os estudos sobre fundamentos da formação humana nos modos de produção da vida, as teorias pedagógicas e, a produção do conhecimento em especial da Educação Física, particularmente relacionada aos Institutos Federais. Delimitamos como fonte de dados empíricos a produção do conhecimento sobre Educação Física, expresso nas teses, nos Institutos Federais, no período de 2015-2022. Como instrumento de análise nos valemos da matriz paradigmática de Sanchez Gamboa que estabelece nexos e relações entre a pergunta e a resposta de uma investigação, averiguando fundamentos ontológicos e históricos. A partir da análise da produção do conhecimento sobre a Educação Física nos Institutos Federais, no período de 2015-2022, da análise da situação concreta dos Institutos Federais que estão sujeitos a implementação da reforma do Novo Ensino Médio, estamos defendendo a tese de que existem possibilidades de avanços teóricos tanto na produção do conhecimento sobre a Educação Física, (base epistemológica) , quanto das propostas pedagógicas para o ensino da Educação Física (teoria pedagógica e abordagem critico superadora da Educação Física) que enfrentem e superem as contradições do rebaixamento teórico, negação do conhecimento, destruição da educação pública presente nas atuais políticas educacionais.

Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo(a) à Instituição - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo(a) ao Programa - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - nullInterno(a) - ***.798.814-** - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Externo(a) à Instituição - REGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA - UNICAMP