PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: IBRAHIM CAMILO EDE CAMPOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IBRAHIM CAMILO EDE CAMPOS
DATA: 01/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação - PPGE
TÍTULO:

Problematização da experiência e eticidade parrésica nos processos educativos


RESUMO:

A dimensão epistemológica dos processos educativos e a orientação prática subjacente à Educação qualificam-se, sob o prisma ético, à medida que os problemas teorizados e os problemas experienciados pelos docentes e discentes se entrelaçam e constituem um plexo com sentido formativo e preparatório aos desafios da vida. O Projeto de pesquisa tem, como objetivo geral, fundamentar práticas educativas direcionadas à autoconstrução ética discente e docente, com suporte no modelo epistemológico de problematização da experiência desenvolvido por Michel Fabre (1948-), filósofo e pedagogo francês, em articulação com o pensamento ético de Michel Foucault (1926-1984), especificamente voltado à parrésia, uma das técnicas do cuidado de si na Antiguidade grega e romana. Sob o prisma metodológico, será realizada pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, mediante pesquisa bibliográfica. Em uma primeira etapa, a pesquisa será direcionada à investigação das possibilidades e dos limites de se incorporar a parrésia nas práticas educativas por meio do referido modelo epistemológico, buscando-se uma articulação entre esses dois referentes teóricos. Em uma segunda etapa, a pesquisa se devotará ao uso da parrésia como elemento pedagógico indutor e catalisador da experiência, a contribuir, como prática educativa ética, para a diminuição da violência nos ambientes escolares e para a autoconstrução moral intersubjetivada dos atores educacionais. Sustenta-se a hipótese de que o estudo do cuidado de si parrésico, no âmbito da problematização da experiência, potencializa a construção e a implementação de sistemas pedagógicos eticamente referenciados e etopoiéticos, realizando uma maximização das experiências dos discentes e dos docentes em um ambiente escolar de dialogias francas, moralmente autênticas e não-violentas. 


PALAVRAS-CHAVE:

Parrésia, processos edutativos, Foucault, Fabre


PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Externo(a) à Instituição - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES - UFPE
Externo(a) à Instituição - SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 28/12/2020 07:52
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