Problematização da experiência e eticidade parrésica nos processos educativos
A dimensão epistemológica dos processos educativos e a orientação prática subjacente à Educação qualificam-se, sob o prisma ético, à medida que os problemas teorizados e os problemas experienciados pelos docentes e discentes se entrelaçam e constituem um plexo com sentido formativo e preparatório aos desafios da vida. O Projeto de pesquisa tem, como objetivo geral, fundamentar práticas educativas direcionadas à autoconstrução ética discente e docente, com suporte no modelo epistemológico de problematização da experiência desenvolvido por Michel Fabre (1948-), filósofo e pedagogo francês, em articulação com o pensamento ético de Michel Foucault (1926-1984), especificamente voltado à parrésia, uma das técnicas do cuidado de si na Antiguidade grega e romana. Sob o prisma metodológico, será realizada pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, mediante pesquisa bibliográfica. Em uma primeira etapa, a pesquisa será direcionada à investigação das possibilidades e dos limites de se incorporar a parrésia nas práticas educativas por meio do referido modelo epistemológico, buscando-se uma articulação entre esses dois referentes teóricos. Em uma segunda etapa, a pesquisa se devotará ao uso da parrésia como elemento pedagógico indutor e catalisador da experiência, a contribuir, como prática educativa ética, para a diminuição da violência nos ambientes escolares e para a autoconstrução moral intersubjetivada dos atores educacionais. Sustenta-se a hipótese de que o estudo do cuidado de si parrésico, no âmbito da problematização da experiência, potencializa a construção e a implementação de sistemas pedagógicos eticamente referenciados e etopoiéticos, realizando uma maximização das experiências dos discentes e dos docentes em um ambiente escolar de dialogias francas, moralmente autênticas e não-violentas.
Parrésia, processos edutativos, Foucault, Fabre