PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 29/01/2021
LOCAL: https://meet.google.com/uog-poek-hvm?pli=1&authuser=1

Práticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização

Na tentativa de problematizar o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar, a dissertação teve como proposta realizar uma intervenção a partir do modelo de rotação por estações, tendo em vista a necessidade de aproximar os alunos de situações de uso da leitura e da escrita que fizessem parte do seu cotidiano e que são perpassadas pela presença das tecnologias digitais. A pesquisa tratou-se de uma investigação qualitativa no viés de uma pesquisa-intervenção. Realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental e desenvolvendo-se mediante três etapas: a) sessão de conversa com a professora e a diretora da escola; b) observações das práticas de leitura da professora; c) intervenção com a turma a partir do modelo de estações rotacionais. O objetivo geral consistiu em analisar as práticas de leitura de textos multimodais na perspectiva dos multiletramentos no ciclo de alfabetização em estações rotacionais. Nesse contexto, problematizou-se: Quais conhecimentos linguísticos em textos multimodais os alunos do ciclo de alfabetização na perspectiva dos multiletramentos mobilizam durante as práticas de leitura em estações rotacionais? Nos resultados destacaram que: o modelo de rotação por estações permitiu que os alunos vivenciassem uma variedade de textos multimodais; a perspectiva dos multiletramentos mostrou-se relevante no que diz respeito aos conhecimentos prévios dos alunos e aos usos das tecnologias; os conhecimentos linguísticos nas práticas de leitura de textos impressos e/ou digitais foram mobilizados a partir do reconhecimento de signos semióticos (imagens, sons, letras em movimentos) e também da habilidade de leitura de textos impressos multimodais; a interatividade com o computador e o celular promoveu maior engajamento dos alunos durante as estações rotacionais; nas estações rotacionais os grupos apresentaram maior cooperação do que colaboração.

PALAVRAS-CHAVE:

Leitura. Multiletramentos. Ensino Híbrido. Ciclo de Alfabetização.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação