PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: RICARTE SOARES BARBOZA

DISCENTE : RICARTE SOARES BARBOZA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

A IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EM ALAGOAS: a interiorização do ensino superior através do Curso Piloto em Administração a Distância.

Universidade Aberta do Brasil, Interiorização do ensino superior, políticas públicas. Curso Piloto da UAB.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por instituições públicas de ensino superior (IPES) para oferta de cursos superiores por meio do uso da educação a distância (EaD) foi instituída em 2006 com a oferta do Curso Piloto de Bacharelado em Administração a Distância. Este estudo investigou a implementação e interiorização da UAB na Universidade Federal de Alagoas através deste Curso, ofertado nos polos de Maceio, Santana do Ipanema e Porto Calvo. A problemática buscou responder: Quais as contribuições da UAB para a interiorização do ensino superior em Alagoas? Em que medida as ações da EaD provocaram mudanças perante a sociedade alagoana? Qual leitura social podemos fazer do Curso Piloto da UAB?. Os objetivos do estudo foram: resgatar o processo histórico da implementação e da interiorização da UAB em Alagoas; analisar as narrativas de gestores da UFAL que fizeram parte do processo de implementação do Curso Piloto, analisar a implantação de polos regionais e a formação dos sujeitos da EaD para oferta do Curso. O referencial teórico explora a EaD, enquanto política voltada para formação de administradores e professores; a democratização da formação a distancia através da interiorização do ensino superior pela UAB na UFAL, analisando-se as especificidades do Curso Piloto. A metodologia envolveu estudo de caso com pesquisa bibliográfica, documental e análise de entrevistas narrativas com gestores envolvidos na implantação da UAB e do Curso Piloto, disponíveis no banco de entrevistas do Projeto Memória da EaD na UFAL. As categorias trabalhadas nos dados foram: importância da EaD para a sociedade como Política Estratégica na UFAL; a democratização do acesso ao ensino superior; a inclusão social, fortalecimento da interiorização da EaD; o processo de planejamento e implementação do Curso Piloto; e a repercussão da formação no mesmo. As entrevistas narrativas permitiram a exploração aprofundada das percepções e reflexões dos gestores sobre os desafios, sucessos e aprendizados durante o processo de implementação do Curso Piloto, além da perspectiva multifacetada sobre os processos, desafios e avanços da EaD na UFAL, enriquecendo a compreensão do fenômeno estudado e sua influência no contexto educacional e institucional.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL - Tiradentes
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 19:31