PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: DEYSE MARA ROMUALDO SOARES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DEYSE MARA ROMUALDO SOARES
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS COM TDIC NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Com a ubiquidade das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e seu impacto na sociedade contemporânea o ensino de línguas vem sofrendo significativas mudanças e desenham-se novas práticas de letramento na hipermídia. Os letramentos se tornaram multiletramentos, apontando a multiplicidade semiótica de constituição dos textos e a multiplicidade cultural das populações. Tais mudanças nos multiletramentos não são simples consequência do avanço das TDIC, mas estão também relacionados a uma nova mentalidade, que pode ou não ser exercida por meio das TDIC e exigindo dos professores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias para o potencial uso dessas ferramentas. Nesse contexto, surgiu a seguinte pergunta de investigação: como ocorrem as práticas de multiletramentos com TDIC nos cursos de licenciatura em Letras/Português? Objetivamos investigar como ocorrem as práticas de multiletramentos com TDIC por professores formadores acerca de como devem ser inseridos no desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa, no curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa de abordagem qualitativa adota como metodologia o estudo de caso (YIN, 2010) em fontes distintas de coleta de dados: a) análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras/Português da UFAL; b) aplicação de questionário online semiaberto aplicado aos professores do referido curso; e utiliza a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) na organização, sistematização e categorização dos dados. As categorias de análise se constituíram em: cultura digital; utilização de TDIC; e multiletramentos. O PPC (2019) ainda não considera o contexto da cultura digital na formação dos estudantes; o termo multiletramento não está presente no documento; comparado ao antigo PPC (2008), o novo inclui seis (6) disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas ao uso das TDIC, no entanto, nessas disciplinas ainda se carece de informações e bibliografias nas ementas que se relacionem a esses aspectos. Quanto aos professores, 88% não teve formação inicial e/ou continuada com TDIC; a maioria afirma utilizá-las em sua prática docente. Em relação aos multiletramentos, alguns professores afirmaram não saber do que se tratava; a maioria afirmou integrá-los em sua prática docente, mas as respostas foram escassas em relação a como integram. Considera-se que em tempos de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa se torna importante para maiores discussões a respeito de como os professores, não somente de Língua Portuguesa, mas de todas as áreas, estão sendo formados para poderem atuar na educação básica, na cultura digital e atenderem ao que o documento prevê na formação dos alunos. Considera-se, como alternativa, para o problema de formação de professores, que a universidade promova cursos de capacitação para que os docentes saibam integrar os multiletramentos e uso das TDIC em sua prática docente, compensando seu déficit de formação inicial e continuada na área.

PALAVRAS-CHAVE:

Multiletramentos. Tecnologias digitais. Licenciatura. Língua Portuguesa

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - ROXANE HELENA RODRIGUES ROJO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 08/01/2021 15:20
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 00:07