Oralidade na Educação Infantil: das trilhas teóricas às reflexões sobre saberes docentes
Este trabalho intitulado: oralidade na Educação Infantil: das trilhas teóricas às reflexões sobre saberes docentes objetivou analisar os reflexos dos saberes docentes nas práticas de ensino da oralidade presentes nos discursos de duas professoras da Educação Infantil. Para tanto, parte-se da seguinte pergunta de pesquisa: como os saberes docentes refletem nas práticas de ensino da oralidade na Educação Infantil? O estudo fundamenta-se nos principais teóricos sobre a linguagem como: Bakhtin (2011); Volóchinov (2017); e Vygotsky (1993, 2007) para tratar sobre os estudos da linguagem e Tardif, Lessard e Lahaye, (1991); Tardif (2002) para tratar da formação dos saberes docentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRE, 2013) do tipo estudo de caso (CHIZZOTTI, 2000; YIN,2015). Para a realização da pesquisa, utilizamos instrumento para levantamento de dados como: questionário on-line e entrevistas gravadas e transcritas dos discursos das professoras. Para a análise dos dados apoiamo-nos no dialogismo bakhtiniano como base para a abordagem das categorias de análise: ação responsiva-ativa (BAKHTIN, 2011) e Cotejo (BAKHTIN, 2011). Os resultados preliminares revelam que os saberes das professoras sobre o ensino da oralidade na Educação Infantil são saberes plurais (TARDIF, 2002). As professoras demonstram que consideram importante o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivos das crianças e revelam em seus discursos que trabalham com a oralidade na Educação Infantil com base em uma perspectiva discursiva, cuja interação dialógica a partir dos textos lidos, gera uma atitude responsiva nas crianças de responder ativamente aos enunciados de outrem. No entanto, o ensino da linguagem oral limita-se a leitura e interação discursiva a partir da leitura de contos, o que demonstra a necessidade de uma formação para o ensino da oralidade na Educação Infantil.
Educação Infantil; Oralidade; Saberes docentes.