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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ OSEAS DE OLIVEIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ OSEAS DE OLIVEIRA FILHO
DATA : 25/04/2024
HORA: 14:30
LOCAL: CEDU - Virtual
TÍTULO:

Desenvolvimento metacognitivo como estratégia para jogos digitais


PALAVRAS-CHAVES:

Metacognição, Jogo Digital; Ensino Fundamental; Aprendizagem por descoberta; Graphogame.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Os jogos fazem parte do universo dos educandos e estão associados à diversão e ao entretenimento. A aprendizagem baseada em jogos (GBL) explora a ludicidade dos jogos para motivar e promover a cognição no ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, buscando investigar as manifestações do pensamento metacognitivo de estudantes quando submetidos a um cenário de aprendizagem mediado por um jogo digital, chamado Graphogame. Foram convidados para participar da pesquisa, 20 estudantes do 4º ano do ensino fundamental da escola estadual cincinato pinto, localizada na cidade de Maceió-AL. Além de terem jogado o jogo Graphogame, os estudantes foram convidados a responder um questionário formulado pelo google forms, posteriormente a experiência como o jogo, os alunos participaram de uma entrevista semi-estruturada, que trouxe informações sobre o perfil dos participantes e quais suas estratégias de estudos. O objetivo de investigar as manifestações do pensamento metacognitivo de estudantes quando submetidos a um cenário de aprendizagem de aprendizagem mediado por um jogo digital, traz ao ser humano a necessidade estar centrado em raciocinar perante que foi executado para traçar objetivos específicos, ou seja, trabalhar em volta dos seus erros, atitudes e ações pensando no que pode ser feito para melhorar o seu pensamento e poder adquirir tal conhecimento. As informações foram examinadas à luz das teorias sobre metacognição e aprendizagem por descoberta. Os resultados apontaram que os estudantes fizeram proveito de processo metacognitivo durante o processo do jogo, estimulado pelo potencial do jogo que muitas vezes faz parte da rotina dos estudantes. As diversidades das manifestações metacognitivas se manifestam por meio do conhecimento sobre a própria metacognição, estratégias meta atenção, meta memória, automonitoramento, regulação metacognitiva e feedback. Conclui a possível pleitear para que as escolas incentivem atividades que favoreçam o uso de dispositivos como jogos digitais que contribuam para explorar estratégias metacognitivas em seus estudantes e que a atenção para com a metacognição seja inserida no currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIOR - UFMA
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 12:24
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