PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUISA TENORIO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUISA TENORIO DOS SANTOS
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Centro de Educação da Ufal - Cedu/Ufal

As culturas organizacionais escolares da EJA e o Germ infeccioso: movimentos hegemônico e contra-hegemônico

Culturas organizacionais escolares; Germ; Educação de Jovens e Adultos

Esta investigação se insere em uma pesquisa matriz mais ampla denominada A cultura organizacional escolar e as implicações no trabalho docente (Ufal/UP). Tem como objetivo compreender as influências do “Germ” infeccioso nas culturas organizacionais escolares da Ejai em Maceió, considerando o recorte de 2020 a 2024. Este estudo toma como ponto de partida a Resolução CNE/CEB nº 1/2021 do Conselho Nacional de Educação, sancionada em 28 de maio de 2021, que estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, integrando a Política Nacional de Alfabetização (PNA) à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Educação de Jovens e Adultos a Distância (EaD). O campo de investigação abrange quatro escolas públicas sob a administração da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Adota uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos e análise do ciclo de políticas. A pesquisa se propõe a desvendar as nuances dessa influência. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo para a detectar os dados advindos das sessões conversas com os /as professores/as, entrevistas semiestruturadas com a gestão das escolas participantes, bem como com técnicos/as da Coordenação Geral de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (CGEJAI/Semed) e membros do Conselho Municipal de Educação (Comed). Os resultados preliminares apontam para os impactos significativos do "Germ" nas políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente em relação às diretrizes da Resolução CNE/CEB nº 1/2021. Isso tem gerado tensões e contradições nos esforços de reconfigurar as políticas educacionais para essa modalidade no contexto das escolas de Ejai em Maceió envolvidas no estudo.

Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Interno(a) - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - LEÔNCIO JOSE GOMES SOARES - UFMG