PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON ROCHA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADILSON ROCHA FERREIRA
DATA : 07/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

SAÚDE MENTAL; educação


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Essa pesquisa se insere no campo das investigações epistemológicas, a qual visa mensurar, caracterizar e avaliar a produção científica, tendo como objetivo geral problematizar as pesquisas desenvolvidas a nível stricto sensu – dissertações de mestrado e teses de doutorado – nos programas de Pós-graduação em Educação do Brasil acerca das questões relativas à Saúde Mental em contextos educacionais. Guiada pelo método misto, tomando como base a revisão sistemática de literatura na dimensão qualitativa e a cienciometria na dimensão quantitativa, foram realizadas buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas de acordo com os seguintes termos: “saúde mental”, “sofrimento psíquico”, “doença mental”, “sofrimento mental”, psicose, Burnout, “adoecimento mental”, ansiedade, estresse, depressão, “transtorno bipolar” e “transtorno mental”. Com os resultados das buscas individuais por termos e palavras com o filtro da área de avaliação da Educação, inicialmente foi feita a remoção dos resultados encontrados em ambas as bases (duplicatas). Em seguida, foi feita a leitura do título, do resumo e das palavras-chave de cada trabalho encontrado, a fim de aplicar os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e compor o corpus de análise da investigação. A partir de então, iniciamos com a coleta e o registro dos dados referentes à adaptação da matriz epistemológica paradigmática com registro em planilhas eletrônicas, de modo a recuperar os dados e informações das condições históricas lógicas e epistemológicas da produção nacional levantada. Para coletar e registrar as informações complementares foram feitas buscas no currículo Lattes para as informações referentes aos pesquisadores, orientadores e coorientadores, e no Sistema e-MEC para as informações complementares referentes às Instituições de Ensino Superior. A análise dos dados da dimensão qualitativa será feita com base na Análise de Conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti e os dados quantitativos na análise estatística descritiva, que, em posse de ambas as análises, serão feitas triangulações, a fim de interpretar os resultados e compreender os processos da produção do conhecimento no tocante aos aspectos lógicos, históricos e epistemológicos das dissertações e teses aqui analisadas, à luz das discussões sobre Educação e Saúde Mental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interna - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo ao Programa - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3063503 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA
Externa à Instituição - CLECI MARASCHIN
Externa à Instituição - ROSANGELA DA LUZ MATOS - UNEB
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 11:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 18:03