PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ALLYNE JACIARA ALVES RIOS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLYNE JACIARA ALVES RIOS OLIVEIRA
DATA : 27/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

 

PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO POVO KOIUPANKÁ – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA INDÍGENA ANCELMO BISPO DE SOUZA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Povos Indígenas

 

Educação Escolar Indígena 

 

Políticas Públicas


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta pesquisa trouxe para o seio da discussão acadêmica a Educação Escolar Indígena (EEI). Justifica-se entre outros aspectos porque faz-se necessário pesquisar e tratar desta temática como forma de dar voz aos povos indígenas, além de discutir sobre deveres do estado em criar e efetivar políticas públicas educacionais que respeitem os direitos dos povos. O objetivo central da pesquisa foi descrever os processos políticos e históricos que caracterizam a Educação Escolar Indígena do povo Koiupanká, Inhapi - AL abordando seus aspectos teóricos e práticos, a partir da experiência construída e compartilhada na Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza a partir da seguinte problemática: O que é a Educação Escolar Indígena? Como as políticas para a EEI se efetivam no povo Koiupanká? E como são compreendidas por esse povo fora do espaço escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa. O método etnográfico, com observação participante, realização de entrevistas semiestruturadas e depoimentos de indígenas Koiupanká. Os dados obtidos foram submetidos ao processo de análise do conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Externo à Instituição - JORGE LUIZ GONZAGA VIEIRA - CESMAC
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 11:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 17:50