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Banca de DEFESA: FERNANDA RAFAELLA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA RAFAELLA DA SILVA
DATA : 21/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do google meet
TÍTULO:

ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS À RELAÇÃO COM OS SABERES DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Ensino da oralidade. Saberes docentes.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Este trabalho intitulado “Oralidade na Educação Infantil: das concepções teóricas à relação com os saberes docentes” objetivou analisar os reflexos dos saberes docentes nas práticas de ensino da oralidade presentes nos discursos de professoras da Educação Infantil. Para tanto, partimos da pergunta de pesquisa: como os saberes docentes refletem nas práticas de ensino da oralidade na Educação Infantil? Nossos objetivos específicos constituíram-se em: 1) compreender como as professoras trabalham com a oralidade na Educação Infantil; 2) verificar as estratégias metodológicas utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento da oralidade das crianças; e 3) identificar o lugar dos saberes no ensino da linguagem oral. O estudo fundamenta-se nos teóricos que discutem sobre a linguagem numa perspectiva discursiva como: Bakhtin (2011); Volóchinov (2017); e Vygotsky (1993, 2007). Para tratar da formação dos Saberes Docentes nos respaldamos em Tardif, Lessard e Lahaye, (1991) e Tardif (2002, 2012). Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRE, 2013) do tipo estudo de caso (CHIZZOTTI, 2000; YIN,2015). Para a realização da pesquisa, utilizamos instrumento para levantamento de dados como: questionário on-line e entrevista gravadas dos discursos das professoras. Para a análise dos dados, apoiamo-nos no dialogismo bakhtiniano como base para a abordagem das categorias de análise: ação responsiva-ativa (BAKHTIN, 2011) e Cotejo (BAKHTIN, 2011). Os resultados s revelam que os saberes das professoras sobre o ensino da oralidade na Educação Infantil são saberes plurais (TARDIF, 2002). As professoras demonstram que consideram importante o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivos das crianças e revelam em seus discursos que trabalham com a oralidade na Educação Infantil com base em uma perspectiva discursiva, cuja interação dialógica a partir dos textos lidos, gera uma atitude responsiva nas crianças de responder ativamente aos enunciados de outrem. No entanto, a partir da análise dos dados, verificamos que o ensino da oralidade limita-se a interação discursiva a partir da leitura de contos, o que demonstra a necessidade de uma formação para o ensino da oralidade na Educação Infantil


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interna - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externa à Instituição - JENAICE ISRAEL FERRO - UNEAL
Notícia cadastrada em: 14/04/2021 09:11
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