DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DE ESCOLAS DO AGRESTE ALAGOANO
Discussões de gênero, escolas públicas, Ensino Médio, Agreste alagoano, Currículo.
Este trabalho traz como objetivo refletir sobre como estão sendo contempladas as questões de gênero nos currículos escolares do Ensino Médio, em duas escolas do agreste alagoano, mais precisamente, no município de Arapiraca. Entendendo que as discussões sobre gênero na educação brasileira tem sofrido resistências por parte da sociedade, mas da mesma forma, há que se ressaltar que estão sendo pautadas em currículos, projetos e atividades dentro das escolas. Como objetivos específicos trazemos: a) Conhecer os currículos das escolas pesquisadas, tendo com foco as reflexões sobre gênero; b) Compreender quais as concepções dos professores sobre as discussões de gênero, c) Analisar documentos e propostas curriculares oficiais, observando a presença ou invisibilidade/ausência das discussões sobre gênero. Como problematizações, trazemos a seguinte questão: De que maneira as escolas públicas do agreste alagoano estão contemplando as discussões de gênero nos currículos do Ensino Médio? Metodologicamente, utilizou-se o percurso da pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de casos múltiplos (STAKE, 2007), (YIN, 2001), como instrumentos de coleta de dados, inicialmente realizamos entrevistas com professoras e professores, que fazem parte das escolas lócus de investigação, observamos as práticas dos educadores e finalmente recorremos a análises de documentos norteadores dos currículos escolares, realizamos ainda a pesquisa bibliográfica de textos, artigos e livros sobre o tema proposto. Os dados coletados demonstram que está crescendo a sensibilidade e as discussões sobre o tema gênero nas escolas pesquisadas, ao mesmo tempo que identificamos a ausência de materiais oficiais e específicos que abordem a questão de gênero de maneira explicita, para se trabalhar nas salas de aula do Ensino Médio em Alagoas. Da mesma forma, constata-se a ausência de formação continuada para educadores que trate do tema em questão, sendo assim, os educadores quando abordam a temática buscam apoio em materiais alternativos, sobretudo em plataformas e sites da internet.