CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Pensar complexo. Formação continuada. Transdisciplinaridade. Deficiência Intelectual. Educação Ecossistêmica.
RESUMO:
A contemporaneidade exige uma atividade educativa renovada em essência e prática, pois a sociedade globalizada se transforma rapidamente, influenciada pelo fluxo constante das descobertas científicas e das tecnologias da informação no contexto da diversidade, contudo, paradoxalmente, a escola, sedimentada ainda, por uma concepção mecanicista calcada em uma ótica convencional reducionista desconecta os saberes disciplinares uns dos outros, e o
homem de si e do seu entorno. A formação dos professores, com orientação neste mesmo paradigma, não consegue atender às exigências, prementes, que surgem dos desafios da educação inclusiva e da atividade docente no atendimento às necessidades dos estudantes com distúrbios de neurodesenvolvimento, como por exemplo, dos estudantes com deficiência intelectual. As ideias de Morin (2000; 2007; 2015), Moraes (2010; 2021), La Torre (2004; 2007; 2010), Alves (2016; 2019), (Pinho,2020), entre outros, sobre o pensar complexo na
educação, e a transdisciplinaridade sugerem uma nova miragem paradigmática no sentido de
articular as polaridades e os elementos contraditórios, concorrentes e aparentemente
antagônicos do “tecido” complexo, advindos da tessitura envolvida na formação continuada
de professores; neste sentido, se propõe nesta pesquisa qualitativa e exploratória, ancorada na
abordagem da pesquisa ação participante, (PAP) discutir, desenvolver, e ministrar um curso
de formação continuada com professores de estudantes com deficiência intelectual utilizando-
se dos pressupostos teóricos metodológicos da complexidade, transdisciplinaridade e da
educação ecossistêmica; com vistas a descrever e interpretar, na perspectiva dos participantes,
a experiência do curso de formação e seu contributo na promoção de reflexões sobre as
atitudes práticas sobre o ensino/aprendizagem em turmas comuns de estudantes com essa
deficiência. Os objetivos específicos incidiram em torno de: apresentar propostas inerentes a
transdisciplinaridade e a educação; desvelar os conhecimentos vinculados à educação do
estudante com deficiência intelectual na contemporaneidade, e discutir as abordagens teórico-
metodológicas de ensino-aprendizagem integradoras, criativas e ecoformadoras oriundas do
pensar complexo na educação. A perspectiva é que, a luz dos dados obtidos, os resultados se
traduzam em atitudes e práticas entre os professores participantes, e que o conhecimento e
discussões inerentes à Educação Inclusiva, a transdisciplinaridade, e a criatividade possam
servir de ferramentas tácitas, no atual momento histórico, de mudanças e transformações em
todas as áreas, inclusive na atividade docente. O ensejo é de que o estudo desenvolvido possa
colaborar na promoção de inovação, no que se refere à formação de professores, e dessa
forma contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes, bem como
contribuir para a ampliação do diálogo e de trocas recíprocas significativas dos professores
com seus pares, e estes com seus estudantes no âmbito escolar.